Quais são os sintomas da balanite

Quais são os sintomas da balanite

O termo balanite refere-se à inflamação da glande que constitui a parte final do pênis. Trata-se de um problema que pode se manifestar em homens de qualquer idade e entre as causas comuns que a propiciam encontramos uma higiene inadequada da área genital, infecções por bactérias, doenças de transmissão sexual, doenças dermatológicas, entre outras. No seguinte artigo de umComo mostramos exatamente quais são os sintomas da balanite para que a possa detectar o quantos antes e se colocar nas mãos de um especialista.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, são vários os fatores que podem causar a balanite e entre os mais frequentes se encontra a irritação causada pela falta de higiene, a acumulação de restos de urina ou esperma, o atrito produzido nas relações sexuais ou as infecções por fungos e algumas DST como o vírus do papiloma humano. É por isso que apesar da balanite se manifestar por sintomas comuns em todos os pacientes, pode variar de um para o outro em função da causa da infecção.

2

A balanite possui como principal sintoma a inflamação da glande do pênis, mas na maioria dos casos a irritação e o inchaço do prepúcio, que é a pele que recobre a glande, ocorre ao mesmo tempo. Este problema recebe o nome de balanopostite.

3

A inflamação da parte final do pênis costuma vir acompanhada de outros sintomas como:

  • Vermelhidão;
  • Irritação;
  • Ardência;
  • Coceira;
  • Secreções aquosas ou supuração;
  • Área úmida.
4

Diante da manifestação de qualquer um dos sintomas de balanite mencionados anteriormente, é fundamental consultar um médico para que, através de um exame físico, entre outros, possa determinar a causa da infecção e receitar o tratamento adequado para cada caso. Isto é imprescindível, pois o tratamento para uma balanite causada por fungos não é o mesmo que para uma causada por irritação, por exemplo.

5

Além disso, como prevenção, se houver uma inflamação deste tipo na área genital aconselhamos manter uma higiene íntima correta e evitar que a área afetada esteja úmida, assim como o uso de sabonetes ou produtos agressivos. Recomendamos também suspender temporariamente as relações sexuais para evitar que a inflamação piore e transmitir a infecção para outra pessoa.

Veja também: Prepúcio inflamado - Tratamento, causas e recomendações

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da balanite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.