Partilhar

Quais são os sintomas da bulimia

Quais são os sintomas da bulimia
Imagem: theprisma.co.uk

A bulimia é, assim como a anorexia, um dos transtornos alimentares mais comuns, principalmente durante a adolescência. A insatisfação com a aparência física e o desejo de perder peso são os principais motivadores dessa condição, que ocorre em pacientes com determinadas características psicológicas, como insegurança e baixa auto-estima. Quem sofre desse mal requer ajuda, portanto, é importante estar atento para detectar seus sinais. Você suspeita que alguém próximo de você sofre deste transtorno? Em umComo, explicamos quais são os sintomas da bulimia.

Também lhe pode interessar: Como indentificar a bulimia
Passos a seguir:
1

A bulimia é um transtorno alimentar em que a pessoa, motivada por um episódio de ansiedade e fome compulsiva, ingere uma importante quantidade de alimentos calóricos em um curto período de tempo, conhecido como compulsão, com o objetivo de se sentir melhor. Mas a pessoa será invadida pelos sentimentos de culpa, quando recorre a alternativas como os vômitos induzidos, a ingestão de laxantes ou o exercício físico excessivo, para eliminar o que foi ingerido.

2

Ao contrário da anorexia, os pacientes com bulimia não perdem quilos de forma tão radical, entretanto, muitas vezes, podem oscilar de peso com frequência, o que faz com que muitas pessoas demorem a identificar esse transtorno alimentar em alguém próximo.

No entanto, existem alguns sinais que podem nos ajudar a detectar que algo está ocorrendo, permitindo-nos intervir para canalizar o problema de forma adequada.

3

Um dos sintomas da bulimia mais claros manifesta-se na relação da pessoa com a comida. Os bulímicos comem com muita frequência e em grandes quantidades, de forma rápida e nervosa, incluindo, em geral, alimentos de alto teor calórico para satisfazer a ansiedade. Podem ingerir muitas calorias em uma única refeição.

4

Após a compulsão, tem início o processo de culpa. Portanto, a pessoa que sofre de bulimia procurará eliminar a todo custo os alimentos que foram ingeridos para não engordar. A forma mais simples de fazê-lo é induzindo o vômito, portanto, se após comer de forma abundante a pessoa demorar muito tempo no banheiro, e este comportamento for frequente, há motivos para suspeitar de bulimia.

Se a pessoa também apresentar lesões constantes nas juntas dos dedos, resultado do atrito dos mesmos com o palato, é um sinal bastante claro de que ela provoca o vômito com frequência.

Quais são os sintomas da bulimia - Passo 4
5

Sempre com as compulsões frequentes e descontroladas como principal sinal, outro sintoma da bulimia é o uso abusivo de laxantes. Se sua filha/o ou uma pessoa próxima a você consome muitos laxantes e tem diarreias frequentes, este é um motivo de atenção para suspeitar de bulimia.

6

Passar da ingestão em grandes quantidades para etapas de jejum extremo, dietas muito restritivas e exercícios intensos é outro sinal de alerta para detectar este transtorno alimentar. Desta forma, a pessoa busca obter o peso que deseja.

7

No caso das mulheres, a bulimia, assim como a anorexia, pode se refletir nos períodos menstruais. Em virtude do corpo não receber os nutrientes necessários durante os períodos menstruais, estes podem não ocorrer durante alguns períodos ou se apresentar de forma muito irregular.

A ausência de nutrientes também afeta o sistema imunológico, fazendo com que a pessoa com bulimia adoeça com mais frequência ou sofra de problemas, tais como a anemia.

8

Outros sintomas da bulimia especialmente a nível psicológico são:

  • Obsessão com o peso e pela aparência física.
  • Pesar-se com muita frequência.
  • Manifestar desagrado pela própria aparência física mediante frases como "estou gorda/o" "estou feia/o".
  • Irritabilidade, mau humor e depressão são sinais anímicos desta condição.
  • Fisicamente, há mudanças evidentes, como cabelos e pele secos, unhas quebradiças ou esmalte do dente visivelmente deteriorado como resultado dos ácidos estomacais ao vomitar.
9

Se você descobriu que alguém da sua família sofre com esse transtorno, recomendamos que leia o nosso artigo sobre Como ajudar um familiar com bulimia. Lembre-se que esta condição exige cuidados e apoio de um psicólogo especializado, a fim de melhorar a auto-estima do doente para superar este problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da bulimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da bulimia

Quais são os sintomas da bulimia
Imagem: theprisma.co.uk
1 de 2
Quais são os sintomas da bulimia

Voltar ao topo da página