Quais são os sintomas da candidíase oral

Quais são os sintomas da candidíase oral
Imagem: odontologos.mx

A candidíase oral é uma infecção na mucosa da boca causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, o qual tende a se multiplicar quando o sistema imunológico do paciente se encontra debilitado. Esta infecção é um problema mais frequente em recém- nascidos ou bebês menores de 6 meses, ainda que possa se manifestar também em qualquer idade. Requer um tratamento antifúngico específico para sua cura, já que caso contrário poderia se agravar e afetar outras partes do organismo. Para que você saiba detectar uma infecção deste tipo, no seguinte artigo de umComo mostramos a você quais são os sintomas da candidíase oral.

Passos a seguir:
1

É conveniente destacar que o fungo Candida albicans se encontra presente em pequenas quantidades em regiões como o estômago, o cólon, a pele, a vagina ou a boca, e que ajuda a manter um ótimo nível bacteriano. Agora, quando o sistema imunitário está frágil, se produz um desequilíbrio causando a multiplicação destes micro-organismos, o que origina a infecção. Há certos casos nos quais se é mais propenso a desenvolver candidíase oral:

  • Bebês e idosos.
  • Sistema imunológico debilitado, por exemplo, por causa de doenças como HIV, diabetes ou câncer.
  • Má nutrição.
  • Consumo de antibióticos.
  • Mudanças hormonais em etapas como a gravidez, durante o ciclo menstrual ou a menopausa.
  • Usar dentaduras postiças ou condições que originem secura bucal.
2

O sintoma principal da candidíase bucal e que ajuda a detectar com facilidade é o aparecimento de placas ou porções de cor esbranquiçada e proeminentes que no início se manifestam na língua e na parte interna das bochechas, podendo proliferar posteriormente para as gengivas, as paredes laterais e superiores da boca e da garganta. Estas lesões caracterizam-se por ter um aspecto cremoso ou uma aparência similar à de um iogurte espesso.

Imagem: comocrearnossalud.blogspot.com
3

Debaixo desta placa esbranquiçada, encontra-se uma língua inflamada, avermelhada e irritada que provoca incômodo e que pode ocasionar um sangramento leve quando se esfregam as lesões ou escovam os dentes.

4

Além disso, a candidíase oral também tem como sintomas secura bucal e o possível aparecimento de fissuras, rachaduras ou fendas nos cantos da boca e nos lábios. Em adultos, sobretudo, costuma gerar uma incômoda sensação de ardor contínuo, tanto na boca como na garganta.

5

Perante a presença de qualquer um dos sintomas da candidíase oral mencionados, é importante visitar o médico para um exame completo. No artigo Como curar a candidíase oral você pode se informar a respeito do tratamento que se requer para fazer frente a esta infecção micótica. Se tratada adequadamente, a candidíase não tem que supor maiores complicações, mas se a infecção se propagar para o esôfago também se pode experimentar dor e dificuldade para engolir e incômodos na região do peito.

6

Durante os dias que se sofre de candidíase, é conveniente também limitar o consumo de certos alimentos que não favorecem a recuperação e optar por aqueles que favorecem o equilíbrio da flora bacteriana. Mostramos a você tantos os alimentos bons como os prejudiciais para esta infecção no artigo O que comer se tenho candidíase.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da candidíase oral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.