Partilhar

Quais são os sintomas da desnutrição

Quais são os sintomas da desnutrição

A desnutrição é uma condição que pode ser diferenciada só de olhar, tanto em adultos como em crianças, no entanto é importante não confundir a magreza com a desnutrição. Esta condição aparece quando o corpo carece das vitaminas, minerais e nutrientes necessários para se manter saudável e com um peso adequado para a idade e altura correspondente; em casos mais severos pode levar a falhas importantes em órgãos comprometendo seriamente a vida e a saúde da pessoa. Em umComo.com.br explicamos com detalhes quais são os sintomas da desnutrição.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de iodo
Passos a seguir:
1

A magreza não implica necessariamente desnutrição, apesar de ela ser medida efetivamente segundo o índice de massa corporal (IMC) da pessoa. O IMC é muito simples de calcular com esta fórmula, que consiste em dividir o peso pela altura em metros quadrados.

2

As pessoas com um peso normal possuem um IMC entre 19 e 24,5. Quando uma pessoa apresenta um índice de massa corporal de entre 18,5 e 17 considera-se possível uma leve desnutrição, mas se o IMC for de 16 ou menos trata-se de uma desnutrição importante. Nestes casos é importante melhorar o quanto antes a dieta do paciente para garantir uma recuperação do peso, e com isto, uma melhora no estado de saúde.

3

Além de um IMC baixo, outros sintomas da desnutrição são:

  • Fadiga, cansaço e sonolência, produzidos possivelmente pela anemia que as pessoas com níveis de desnutrição desenvolvem.
  • Pele e cabelo secos pela falta de nutrientes.
  • Debilidade muscular e peso abaixo do normal segundo a estatura e idade.
  • No caso das mulheres, ausência de menstruação devido à falta de nutrientes.
  • Má cicatrização inclusive em pequenas lesões.
  • Irritabilidade, mau humor e depressão derivada da falta de minerais.
4

Os sintomas da desnutrição costumam aparecer também em pacientes com anorexia e transtornos alimentares que impedem uma correta ingestão de vitaminas e nutrientes.

Em qualquer caso, se uma possível desnutrição for identificada é imprescindível visitar um médico para realizar as mudanças necessárias na alimentação para garantir o estado de saúde do paciente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da desnutrição, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da desnutrição

Quais são os sintomas da desnutrição
Quais são os sintomas da desnutrição

Voltar ao topo da página