Partilhar

Quais são os sintomas da desnutrição

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da desnutrição

A desnutrição é uma condição que pode ser diferenciada só de olhar, tanto em adultos como em crianças, no entanto é importante não confundir a magreza com a desnutrição. Esta condição aparece quando o corpo carece das vitaminas, minerais e nutrientes necessários para se manter saudável e com um peso adequado para a idade e altura correspondente; em casos mais severos pode levar a falhas importantes em órgãos comprometendo seriamente a vida e a saúde da pessoa. Em umComo.com.br explicamos com detalhes quais são os sintomas da desnutrição.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de iodo
Passos a seguir:
1

A magreza não implica necessariamente desnutrição, apesar de ela ser medida efetivamente segundo o índice de massa corporal (IMC) da pessoa. O IMC é muito simples de calcular com esta fórmula, que consiste em dividir o peso pela altura em metros quadrados.

2

As pessoas com um peso normal possuem um IMC entre 19 e 24,5. Quando uma pessoa apresenta um índice de massa corporal de entre 18,5 e 17 considera-se possível uma leve desnutrição, mas se o IMC for de 16 ou menos trata-se de uma desnutrição importante. Nestes casos é importante melhorar o quanto antes a dieta do paciente para garantir uma recuperação do peso, e com isto, uma melhora no estado de saúde.

3

Além de um IMC baixo, outros sintomas da desnutrição são:

  • Fadiga, cansaço e sonolência, produzidos possivelmente pela anemia que as pessoas com níveis de desnutrição desenvolvem.
  • Pele e cabelo secos pela falta de nutrientes.
  • Debilidade muscular e peso abaixo do normal segundo a estatura e idade.
  • No caso das mulheres, ausência de menstruação devido à falta de nutrientes.
  • Má cicatrização inclusive em pequenas lesões.
  • Irritabilidade, mau humor e depressão derivada da falta de minerais.
4

Os sintomas da desnutrição costumam aparecer também em pacientes com anorexia e transtornos alimentares que impedem uma correta ingestão de vitaminas e nutrientes.

Em qualquer caso, se uma possível desnutrição for identificada é imprescindível visitar um médico para realizar as mudanças necessárias na alimentação para garantir o estado de saúde do paciente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da desnutrição, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da desnutrição

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os sintomas da desnutrição
Quais são os sintomas da desnutrição

Voltar ao topo da página