Partilhar

Quais são os sintomas da diabetes juvenil

Imagem: sante24.ma

A diabetes é uma condição na que se vê afetada a capacidade de corpo para regular os níveis de açúcar no sangue. Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 também conhecida como diabetes juvenil, em que o pâncreas deixa de produzir insulina, e a diabetes tipo 2 na qual o corpo tem capacidade de produzir insulina mas o faz de maneira insuficiente, sendo uma condição que se apresenta em adultos, idosos e pessoas com sobrepeso. Ainda que a diabetes tipo 1 possa ser diagnosticada a qualquer idade, é comumente diagnosticada em crianças e adolescentes. Se suspeita de sua presença é conveniente saber quais são os sintomas da diabetes juvenil, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe.

Passos a seguir:
1

Um dos principais sintomas da diabetes juvenil é a sensação constante de sede acompanhada por uma vontade frequente de urinar. Existem crianças ou jovens que bebem muita água como hábito ou como parte de sua rotina, mas quando estes sinais se apresentam de forma repentina é importante prestar atenção e observar a presença de outros sintomas.

2

A fadiga constante, sem importar se a criança ou jovem descansa de maneira regular, é outro dos sintomas da diabetes juvenil. Esta pode vir acompanhada de apatia em relação às atividades diárias.

3

Os problemas na produção de insulina afetam a visão, por isso, um dos sintomas da diabetes tipo 1 é a visão desfocada. Além disso, o paciente pode apresentar formigamento nos pés ou inclusive diminuição da sensibilidade nesta zona.

4

Aumentar ou perder peso sem que tenha uma razão aparente ou uma mudança na dieta e hábitos da criança ou jovem, é outro dos sintomas característicos da diabetes juvenil.

5

A diabetes tipo 1 também se caracteriza por gerar um aumento no apetite do paciente, que pode ingerir mais comida da habitual e, no entanto, continuar perdendo peso sem razão aparente.

6

Outros sintomas importantes da diabetes juvenil são:

  • Comichão, secura e vermelhidão da pele
  • Lenta cicatrização nas feridas
  • Boca seca
  • Respiração mais acelerada que o normal
  • Hálito com cheiro a fruta ou doce
7

É importante ir ao médico se se observam estes sintomas na criança ou adolescente. Um exame de sangue e uma análise de tolerância à glicose são os estudos mais comuns para detectar a diabetes tipo 1 de forma eficiente, e atender o paciente o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da diabetes juvenil, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da diabetes juvenil

1 comentário
marta aparecida de brito
O medico disse que minha filha está com zero açúcar no sangue o que devo fazer obrigado

Imagem: sante24.ma

Voltar ao topo da página