Partilhar

Quais são os sintomas da disenteria

Por Ana Marques. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da disenteria

A disenteria descreve-se como uma doença intestinal, especialmente do cólon, que tem como principais sintomas dores abdominais, diarreias e cólicas.

O seu contágio esta diretamente ligado à higiene e ao saneamento básico.

Continue lendo este artigo de umComo.com.br para saber quais são os sintomas da disenteria.

Também lhe pode interessar: Como se recuperar da disenteria

Diferentes disenterias

Exitem dois tipos de disenteria, a bacteriana e a amebiana. Sendo que cada uma é causada por diferentes micro-organismos.

A disenteria bacteriana pode ser causada por várias bactérias, a mais comum sendo a Shigella. A contaminação dá-se pela ingestão de alimentos ou água contaminada.

A disenteria amebiana é causada por uma ameba parasitária que se chama Entamoeba histolytica. Neste caso a contaminação pode dar-se pela ingestão de alimentos ou contacto oral com objetos contaminados.

Os sintomas da disenteria

A disenteria acaba por ser de fácil detecção. Os sintomas são normalmente bastante físicos e notáveis. Passam por fortes dores abdominais, diarreias, cólicas, febres. Como já foi referido existem dois tipos de disenteria, e ambos têm sintomas ligeiramente diferentes.

No caso da disenteria bacteriana os sintomas são as dores abdominais, com forte vontade de defecar, fezes semi-sólidas podendo passar para líquidas com muco, pus e sangue nos casos mais graves. E ainda um mal estar geral, febre, perda de apetite, peso e desidratação.

Na disenteria amebiana a infecção é geralmente no intestino grosso, podendo passar para o fígado. Os sintomas incluem diarreia com sangue e muco, cólicas abdominais muito intensas, mal estar, febre, náuseas, vômito, e por vezes delírios. Quando chega ao fígado causa tremores, suores, febre alta, fatiga e dores abdominais na zona do fígado.

O tratamento da disenteria

O tratamento para esta doença passa pelo uso de antibióticos, beber muitos líquidos, uma alimentação acompanhada de seguimento médico. Na disenteria amebiana pode ter de sofrer internamento hospitalar, e caso atinja o fígado pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. Deve sempre contactar o seu médico.

A melhor maneira de não ser contaminado é mesmo através da prevenção. Esta doença esta muito associada á falta de higiene e a zonas com pouco saneamento. Deve sempre ter atenção á sua higiene pessoal, á limpeza do ambiente em seu redor, bem como á higiene no trato dos alimentos. Esteja certo de onde vêm seus legumes e frutas e de que não provêm de locais que usam fertilizantes com fezes humanas.

As condições sócio-econômicas afetam as infeções com disenteria. Caso viaje para locais onde tem dúvidas sobre o saneamento básico, leve consigo antibacterianos e lave suas mãos várias vezes.

Depois de ter lido este artigo de umComo já sabe quais são os sintomas da disenteria. Pode ainda consultar este nosso artigo em como se recuperar da disenteria.

Quais são os sintomas da disenteria - O tratamento da disenteria
Imagem: cliquefarma.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da disenteria, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da disenteria

Quais são os sintomas da disenteria
Imagem: cliquefarma.com.br
1 de 2
Quais são os sintomas da disenteria

Voltar ao topo da página