Partilhar

Quais são os sintomas da epilepsia

Por Sara Viega. Atualizado: 2 novembro 2017
Quais são os sintomas da epilepsia
Imagem: universitam.com

A epilepsia é uma doença neurológica que afeta pessoas de todas as idades e que se manifesta geralmente através de umas convulsões recorrentes. Estas ocorrem devido a umas descargas elétricas excessivas de grupos de células cerebrais, as quais são geradas em diferentes áreas do cérebro, podendo chegar a afetar sua totalidade ou apenas uma determinada região. É por isso que se pode distinguir diferentes tipos de crise epiléptica e seus sintomas costumam variar de uma pessoa para outra. Para saber mais sobre esta doença, continue lendo este artigo de umComo e averigue quais são os sintomas da epilepsia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a epilepsia
Passos a seguir:
1

Para determinar os sintomas da epilepsia é conveniente saber que as crises epilépticas, ainda que se caracterizem por convulsões recorrentes, variam em função do paciente e de acordo com a parte do cérebro que tenha sido afetada. Deste modo, podem-se observar casos muito diferentes, pois há pacientes que só experimentam episódios breves de ausência ou contrações musculares, e, pelo contrário, outros manifestam convulsões bem mais graves e duradouras, que veem acompanhadas de problemas motores, de consciência, espasmos e rigidez muscular.

2

Antes de sofrer uma crise epiléptica os pacientes costumam apresentar os chamados sintomas prodrômicos como, por exemplo, terem irritabilidade, mudanças em seu estado anímico, transtornos do sono e alterações no apetite. Isto é mais acentuado naquelas pessoas que sofrem de crises epilépticas convulsivas. Além disso, a epilepsia também pode vir precedida pela chamada aura epiléptica, esta faz referência à sensação que se sente no instante prévio ao aparecimento da crise. Podem ocorrer sintomas que afetam o paciente a nível motor, psíquico, automático e sensitivo. Recomendamos que você consulte o artigo Como reconhecer uma crise de epilepsia para conhecer mais detalhes.

3

É importante saber que existem diferentes tipos de crises epilépticas e que estas são subclassificadas em dois grandes grupos: as crises epilépticas generalizadas e as crises epilépticas focais. Estas últimas, por sua vez, podem ser focais simples ou focais complexas. Vejamos a seguir quais são os sintomas gerais de cada uma delas.

4

As crise epilépticas generalizadas são aquelas que ocorrem quando as descargas elétricas afetam os dois hemisférios do cérebro. Dentro destas, podem ser encontradas tanto aquelas crises que veem acompanhadas de convulsões como aquelas nas quais não ocorrem espasmos. Os sintomas mais comuns deste tipo de crise são:

  • Espasmos musculares prolongados e não coordenados em todo o corpo (crises convulsivas).
  • Emissão de um grito agudo ao início da crise.
  • Respiração entrecortada e taquicardia.
  • Queda do paciente.
  • Rigidez muscular.
  • Suor e baba.
  • Mordedura de língua.
  • Incontinência urinaria e fecal.
  • Perda brusca da consciência com perda de memória ou confusão.
5

Por outro lado, as crises epilépticas focais são aquelas nas quais só se vê afetada uma determinada área do cérebro, ainda que também possam acabar desembocando em uma crise epiléptica generalizada. Os sintomas mais frequentes deste tipo de crise são os seguintes:

  • Contrações musculares
  • Dor, formigamento, queimação.
  • Perda de sensibilidade.
  • Alterações sensoriais como alucinações ou lampejos de luz, percepções auditivas como zumbidos ou apitos, percepção de cheiros desagradáveis, etc.
  • Alterações na linguagem.
  • Alterações psíquicas: sensação de irrealidade e desconhecimento do entorno que o rodeia.
  • Sudorese excessiva, mudanças na cor da pele (palidez ou vermelhidão), náuseas, taquicardia.
6

Além de conhecer os sintomas da epilepsia, é recomendável saber o que devemos fazer quando uma pessoa próxima sofre deste transtorno e tem uma crise epiléptica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da epilepsia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da epilepsia

2 comentários
Paulo ricardo
Meu filho tem 1.3meses ele as vezes cai e bate com a cabeca no chao e quase sempre causa desmaio perca do choro isso pode ser sintomas de ataque de pelepsia pq nos ja batemos raio x e nao apresentou nada
Sara Kelly Correa
Quais os sintomas que podemos esperar e se alertar antes das crises ..?

Quais são os sintomas da epilepsia
Imagem: universitam.com
Quais são os sintomas da epilepsia

Voltar ao topo da página