Partilhar

Quais são os sintomas da falta de cálcio

Quais são os sintomas da falta de cálcio

A falta de cálcio, conhecida pelos médicos como hipocalcemia, é uma condição que coloca em risco a saúde dos nossos ossos, nervos e músculos. Mas estas não são as únicas consequências. Os problemas de crescimento, os problemas cardíacos e o raquitismo podem se manifestar também com este déficit. Detectar a tempo os sintomas da falta de cálcio é essencial para resolver logo esta situação e garantir nosso bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos quais são eles para que possa identificá-los.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de vitamina D
Passos a seguir:
1

O nível normal de cálcio nos adultos oscila entre 4,5 e 5,5 mE/qL; quando nossa contagem é inferior estamos com hipocalcemia, uma condição que aparece durante muito tempo e que pode colocar em risco a nossa saúde óssea ao produzir debilidade, causando fraturas ou má formações. Esta condição também pode derivar em raquitismo e diferentes complicações na saúde.

2

As causas da falta de cálcio são diversas, entre elas as mais comuns são:

  • Déficit de vitamina D, um nutriente fundamental para garantir a correta absorção de cálcio.
  • Déficit de magnésio, também importante para que nossos ossos absorvam bem o cálcio.
  • Insuficiência renal.
  • Alcoolismo.
  • Complicações próprias da quimioterapia que podem derivar em hipocalcemia.
  • A ingestão de medicamentos ou alimentos que dificultam a absorção de cálcio.
3

O cálcio é muito importante não só para a saúde dos ossos, mas também para garantir o bem-estar dos nossos músculos e nervos; por isso, quando seu déficit aparece por um longo período de tempo pode causar um enfraquecimento ósseo importante, levando a fraturas e osteoporose.

Além disso, devido à ausência do cálcio pode haver ritmo cardíaco irregular, hipertensão, dores nos músculos e articulações, alterações na pele, unhas e dentes, dormência muscular, debilidade, depressão e problemas para se concentrar.

4

Os sintomas da falta de cálcio podem variar dependendo da intensidade do déficit e do tempo em que os níveis se mantêm baixos, no entanto, os mais comuns são:

  • Câimbras musculares nas extremidades.
  • Espasmos musculares devido à irritabilidade neuromuscular que a ausência deste nutriente produz.
  • Dormência nos dedos e dores nas articulações.
  • Nos casos de déficit de cálcio avançado podem aparecer também mudanças no ritmo cardíaco, palpitações e desorientação.
  • É possível também apresentar irritabilidade, mal humor e depressão.
5

Perante um quadro de falta de cálcio é muito importante consultar o nosso médico e aumentar a ingestão deste mineral através da alimentação, assim como também a de vitamina D, imprescindível para uma boa absorção de cálcio. Em umComo também convidamos você a consultar nossos artigo sobre alimentos ricos em cálcio e alimentos ricos em vitamina D, para que possa incorporar estes ingredientes à sua alimentação diária e melhorar a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da falta de cálcio

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os sintomas da falta de cálcio
Quais são os sintomas da falta de cálcio

Voltar ao topo da página