Partilhar

Quais são os sintomas da falta de cálcio

A falta de cálcio, conhecida pelos médicos como hipocalcemia, é uma condição que coloca em risco a saúde dos nossos ossos, nervos e músculos. Mas estas não são as únicas consequências. Os problemas de crescimento, os problemas cardíacos e o raquitismo podem se manifestar também com este déficit. Detectar a tempo os sintomas da falta de cálcio é essencial para resolver logo esta situação e garantir nosso bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos quais são eles para que possa identificá-los.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de vitamina D
Passos a seguir:
1

O nível normal de cálcio nos adultos oscila entre 4,5 e 5,5 mE/qL; quando nossa contagem é inferior estamos com hipocalcemia, uma condição que aparece durante muito tempo e que pode colocar em risco a nossa saúde óssea ao produzir debilidade, causando fraturas ou má formações. Esta condição também pode derivar em raquitismo e diferentes complicações na saúde.

2

As causas da falta de cálcio são diversas, entre elas as mais comuns são:

  • Déficit de vitamina D, um nutriente fundamental para garantir a correta absorção de cálcio.
  • Déficit de magnésio, também importante para que nossos ossos absorvam bem o cálcio.
  • Insuficiência renal.
  • Alcoolismo.
  • Complicações próprias da quimioterapia que podem derivar em hipocalcemia.
  • A ingestão de medicamentos ou alimentos que dificultam a absorção de cálcio.
3

O cálcio é muito importante não só para a saúde dos ossos, mas também para garantir o bem-estar dos nossos músculos e nervos; por isso, quando seu déficit aparece por um longo período de tempo pode causar um enfraquecimento ósseo importante, levando a fraturas e osteoporose.

Além disso, devido à ausência do cálcio pode haver ritmo cardíaco irregular, hipertensão, dores nos músculos e articulações, alterações na pele, unhas e dentes, dormência muscular, debilidade, depressão e problemas para se concentrar.

4

Os sintomas da falta de cálcio podem variar dependendo da intensidade do déficit e do tempo em que os níveis se mantêm baixos, no entanto, os mais comuns são:

  • Câimbras musculares nas extremidades.
  • Espasmos musculares devido à irritabilidade neuromuscular que a ausência deste nutriente produz.
  • Dormência nos dedos e dores nas articulações.
  • Nos casos de déficit de cálcio avançado podem aparecer também mudanças no ritmo cardíaco, palpitações e desorientação.
  • É possível também apresentar irritabilidade, mal humor e depressão.
5

Perante um quadro de falta de cálcio é muito importante consultar o nosso médico e aumentar a ingestão deste mineral através da alimentação, assim como também a de vitamina D, imprescindível para uma boa absorção de cálcio. Em umComo também convidamos você a consultar nossos artigo sobre alimentos ricos em cálcio e alimentos ricos em vitamina D, para que possa incorporar estes ingredientes à sua alimentação diária e melhorar a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da falta de cálcio

Voltar ao topo da página