
Os estrogênios são os hormônios femininos por excelência, cumprindo um importante papel em nosso organismo do ponto de vista reprodutivo, ao regular o ciclo menstrual. Sua diminuição marca o início da menopausa ou o fim da etapa reprodutiva, que se caracteriza por importantes alterações físicas e psicológicas, ainda que existam outras razões pelas quais seus níveis poderiam diminuir. Você sabe quais são os sinais de sua ausência? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da falta de estrogênios.
Os estrogênios são os responsáveis por regular o ciclo menstrual feminino, permitindo que o mesmo funcione de forma adequada e que se cumpram na perfeição processos como a ovulação e a menstruação. Além disso, cumprem uma função importante nos níveis de desejo sexual, pelo que quando os mesmos se encontram baixos é normal que a mulher tenha também a libido baixa.
Mas esta não é a única função dos estrogênios, estes hormônios, além disso:
- Mantêm os adequados níveis de cálcio permitindo-nos contar com um esqueleto forte ao evitar que este mineral saia dos ossos.
- Afetam a metabolização das gorduras e dos níveis de colesterol, mantendo-os em um nível adequado.
- Determinam a forma na qual a gordura é distribuída em nosso corpo, dando-nos as características formas femininas.
O processo mais comum que conduz à falta de estrogênios é a menopausa, uma etapa na qual o ciclo reprodutivo chega a seu fim. No entanto, esta não é a única causa que pode levar à redução deste hormônio, outras condições como o excesso de exercício físico, a má nutrição, a presença de transtornos alimentares como a anorexia ou algum tipo de condição que afete os ovários podem conduzir também à diminuição deste hormônio.
Os sintomas da falta de estrogênios são:
- Sufocos ou calores repentinos que se apresentam várias vezes ao dia.
- Diminuição do desejo sexual.
- Secura vaginal ou ausência de lubrificação, o que pode originar prurido e incômodos na zona íntima.
- Mudanças bruscas de humor.
- Problemas para pegar no sono ou dormir bem, já que este hormônio regula também a qualidade do nosso descanso.
- Aumento de peso ou aumento da gordura localizada em zonas críticas. Maior dificuldade de perder peso.
- Cansaço e maior presença de dores de cabeça.
- Mudanças na pigmentação ou textura da pele, tornando-se menos suave.
- Ciclo menstrual irregular ou ausente por longos períodos.
A falta de estrogênios além do mais aumenta a propensão a sofrer problemas comuns na menopausa como a osteoporose ou o aumento nos níveis de colesterol.
Se você desconfia que seu corpo está produzindo menos estrogênios, a recomendação é procurar seu ginecologista para saber se está entrando na menopausa ou se estes sintomas se devem a outra condição. Além disso, convidamos a consultar o nosso artigo sobre quais os alimentos que aumentam os estrogênios para conseguir soluções naturais que o ajudem a lidar com os sintomas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de estrogênios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.