Partilhar

Quais são os sintomas da falta de ferro

Quais são os sintomas da falta de ferro

A falta de ferro, medicamente conhecida como anemia ferropriva, é a deficiência nutricional mais comum que podemos encontrar, uma carência que afeta o nosso rendimento podendo nos fazer sentir esgotados inclusive ao realizar as atividades mais simples. Muitas pessoas demoram um tempo a descobrir que apresentam esta carência. No entanto, ter conhecimento dela e melhorar a presença deste mineral na dieta será fundamental para garantir a recuperação. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da falta de ferro.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de excesso de ferro
Passos a seguir:
1

O ferro é um mineral fundamental para garantir o correto funcionamento dos glóbulos vermelhos, assegurando que a hemoglobina seja capaz de transportar oxigênio a cada uma das células do corpo. Portanto, sua ausência pode ter importantes consequências em nossa saúde, que é conveniente suprir para evitar mal-estares maiores.

2

Costumamos ingerir este mineral através dos alimentos, destacando-se entre eles especialmente a carne vermelha e os peixes, ainda que os legumes e vegetais como o espinafre sejam também ricos neste nutriente. Por este motivo, a razão mais comum da falta de ferro é a carência deste mineral na dieta, algo que ocorre com frequência em pessoas vegetarianas que não conseguiram manter as quantidades adequadas de ferro através de alimentos não animais, ou entre quem consome pouca carne e peixes.

Existem outras causas do déficit de ferro, que também pode se apresentar em mulheres com sangramento menstrual abundante, em pessoas que sofreram uma grande perda de sangue e em quem têm condições como má absorção dos nutrientes ou déficit de vitamina B12.

3

Quando o déficit deste mineral é leve ou moderado, é possível que não se apresente nenhum sinal de alarme. No entanto, em casos de maior carência, os sintomas da falta de ferro são:

  • Fadiga, cansaço e falta de rendimento ao realizar as tarefas diárias.
  • Palidez na pele.
  • Dores de cabeça frequentes que podem vir acompanhadas de enjoos.
  • Quando se apresenta uma falta de ferro importante, os pacientes podem ter também frio frequente nas mãos e nos pés, dores no peito e dificuldade para respirar.
4

Muitas pessoas, ao não manifestar sintomas de falta de ferro, não são conscientes de que sofrem de anemia; no entanto, é importante detectar a tempo esta condição para oferecer ao corpo os nutrientes necessários em relação a este mineral. Uma revisão anual através de exames de sangue é muito importante para determinar que todos nossos valores estejam bem, especialmente se a carne e o peixe não estão muito presentes em nossa dieta ou se somos vegetarianos.

5

Em nosso artigo como se alimentar para curar a anemia encontrará uma lista dos alimentos que convém incorporar à dieta para melhorar esta condição. Além disso, recomendamos a você que se é vegetariano consuma alimentos vegetais ricos em ferro diariamente; desta forma conseguirá oferecer a seu corpo os valores nutricionais que precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da falta de ferro

3 comentários
A sua avaliação:
Vanessa melo
Esta de parabéns o site♥ Amo medicina gosto muito de ler esses artigos, é muito importante estarmos atentos aos sinais que o corpo mostra , e ir ao médico fazer exames estar atentos a nossa saúde ! Tive problemas como fraqueza na faculdade, mas mudei a minha alimentação estava abaixo do peso conseguir chegar o peso ideal, é muito lindo ver meu exame tudo correto !!
Editor umComo.com.br
Oi Vanessa! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos e tudo de bom para você! :)
Erica geisiane dos santos uebe
minha filha um aninho tem essa anemia ferropriva em um numero de plaquetas bem altas. adoro estes ar tigos porque estou fazendo faculdade de enfermagem obrigado por estes estudos .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Erica, que bom que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Alexandre
O que tenho a dizer é que cada vez mais vou tendo a direção para os desânimos que sinto ,as tonturas...entre outras coisas, através de sites q ando visitando,e acredito que a falta de ferro pode esta ligada a esses sintomas,pois os sites diferentes um dos outros estão relatando a mesma coisa ....vou procurar um especialista..parabéns pela matéria !!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Alexandre, muito obrigada pelo comentário e até uma próxima ;)

Quais são os sintomas da falta de ferro
Quais são os sintomas da falta de ferro

Voltar ao topo da página