Partilhar

Quais são os sintomas da falta de iodo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da falta de iodo

O iodo é um mineral bastante importante para a nossa saúde, por isso é essencial consumi-lo na medida certa através da alimentação. Sua deficiência pode produzir dano cerebral em crianças, além de importantes problemas de saúde em adultos que podem levar a doenças crônicas. A Organização Mundial da Saúde alerta sobre as consequências deste déficit nutricional, portanto, melhorar a dieta e prevenir a sua ausência é fundamental para garantir seu bem-estar. Em umComo explicamos a você quais são os sintomas da falta de iodo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de cálcio
Passos a seguir:
1

O iodo é um mineral que cumpre uma função muito importante no nosso corpo, participando na síntese dos hormônios da tireoide, encarregada de regular nosso organismo. Além disso influencia no crescimento saudável das crianças, garante as funções mentais adequadas e conta com um importante papel dentro dos processos neuromusculares, por isso seu consumo em quantidades suficientes dentro da dieta é tão importante.

2

A falta de iodo pode causar problemas de saúde graves, entre eles:

  • Hipotireoidismo.
  • Atraso físico e mental nas crianças.
  • Em mulheres grávidas, problemas durante a gestação que podem conduzir a um aborto espontâneo, parto prematuro ou anomalias congênitas no feto que podem causar atraso físico ou mental irreversível na criança.
3

Os sintomas da falta de iodo são:

  • Cansaço e debilidade.
  • Depressão.
  • Dores de cabeça.
  • Aumento de peso repentino e sem razão aparente.
  • Pele seca e unhas quebradiças, com aparência pouco saudável.
  • Pouca tolerância às temperaturas baixas, mãos e pés frequentemente frios.
4

Manter uma ingestão adequada de iodo através da alimentação é fundamental para prevenir todos os problemas de saúde que a sua falta implica. Isto é importante principalmente no caso de mulheres grávidas e crianças, com o intuito de prevenir atrasos físicos e mentais no feto ou criança que possam interferir em sua qualidade de vida.

No nosso artigo alimentos ricos em iodo detalhamos os principais ingredientes que contêm este mineral, para que os coloque em sua dieta de forma eficaz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de iodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da falta de iodo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Que forma posso ingerir iodo
Em que alimentos e encontrado iodo
fabiano batista pinto
toma solução de lugol

Quais são os sintomas da falta de iodo
Quais são os sintomas da falta de iodo

Voltar ao topo da página