Quais são os sintomas da falta de potássio

Quais são os sintomas da falta de potássio
Imagem: bon-balm.com

O potássio é um dos minerais que devemos fornecer ao nosso organismo através de uma alimentação saudável e equilibrada que incorpore alimentos ricos em potássio. É importante manter o potássio dentro dos níveis adequados e tentar que estes nunca sejam baixos demais, caso contrário, pode ocorrer o que medicamente se conhece como hipocaliemia ou hipopotassemia. Se você quer saber quais são os sintomas da falta de potássio, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que a falta de potássio costuma ser detectada através de um exame ou análise de sangue que revela que existe uma deficiência deste mineral no organismo. Algumas pessoas podem ter um nível de potássio baixo demais sem ter notado, mas a verdade é que também é normal que ocorram alguns dos sintomas mais comuns.

2

Deste modo, é comum sentir cãibras musculares devido à falta de potássio, mesmo sem realizar exercício ou esforço físico. É por este motivo que se recomenda que os esportistas garantam a ingestão de potássio para manter seus músculos saudáveis e evitar as cãibras ou espasmos.

3

Do mesmo modo, a fadiga e a fraqueza muscular podem ser evidências de que os níveis de potássio do nosso organismo não são os corretos, já que este mineral tem como função a transmissão dos impulsos nervosos.

4

Por outro lado, é possível que as pessoas com o potássio baixo sofram disritmias, isto é, ritmos cardíacos anormais como podem ser as palpitações. Através de um eletrocardiograma, será possível determinar se existe algum problema cardíaco mais grave.

5

Também se destaca que a constipação intestinal é um dos sintomas comuns dos níveis baixos de potássio. Em outros casos, podem ocorrer também náuseas, vômitos e demais alterações do sistema gastrointestinal.

6

Nos casos mais graves de hipocaliemia ou hipopotassemia, pode haver danos psicológicos ou neurológicos como desmaios, depressão ou alucinações. De modo que você deverá procurar seu médico se desconfiar de que pode estar com os níveis de potássio baixos demais, para evitar possíveis complicações.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da falta de potássio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.