menu
Partilhar

Quais são os sintomas da fibrilação atrial

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019

A fibrilação atrial se produz quando as aurículas do coração não se contraem de forma normal, o que origina um batimento desorganizado que traz como consequência um bombeamento de sangue ineficiente. Trata-se da forma mais comum de arritmia, uma condição que deve ser tratada, pois poderia pôr em risco de forma importante nossa saúde cardíaca e cerebral. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da fibrilação atrial.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da taquicardia
Passos a seguir:
1

A fibrilação atrial é uma condição que requer tratamento e observação médica, pois quem sofre dela conta com até 6 vezes mais risco de sofrer um acidente cerebrovascular que o resto das pessoas. Isto ocorre porque, ao não bombear adequadamente o sangue, o mesmo fica acumulado no coração, aumentando a possibilidade de formar coágulos que dão origem à trombose.

2

Ainda que a fibrilação atrial possa se apresentar em qualquer pessoa, especialmente naquelas da terceira idade, trata-se de um transtorno comum entre quem sofre previamente com doenças cardíacas como infarto do miocárdio, cardiopatias devido à tensão alta, doenças ligadas às válvulas do coração, insuficiência cardíaca, entre outras.

No entanto, existe risco também em pessoas que:

  • Sofrem de apneia do sonho.
  • Sofrem de hipertireoidismo.
  • Consomem de forma excessiva álcool ou drogas.
  • Sofrem de doenças pulmonares importantes como a EPOC.
3

Os sintomas da fibrilação atrial muitas vezes estão ausentes, razão pela qual, se temos antecedentes de problemas cardíacos ou tensão alta, devemos fazer check-ups anuais com um especialista.

Nos casos em que se apresentam sintomas, o paciente pode ter:

  • Sensação de palpitações muito rápidas ou taquicardia.
  • Tontura.
  • Fadiga, cansaço, sensação de desmaio.
  • Dor ou incômodo no peito.
  • Em casos mais severos, perda da consciência.
4

Manter nossos exames médicos anuais em dia, e ver um cardiologista uma vez ao ano para uma revisão quando se conta com padecimentos prévios ou tensão alta, é fundamental para garantir ao máximo a saúde de nosso coração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da fibrilação atrial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Voltar ao topo da página