Quais são os sintomas da gravidez


Existem alguns sintomas da gravidez que surgem mesmo antes do atraso menstrual. É importante saber quais são, para que a futura mãe possa procurar de imediato um dos métodos para diagnóstico, seja através de um teste de gravidez de farmácia ou através de um exame de sangue. Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem, normalmente três semanas após a fecundação. No entanto, por vezes a mulher também poderá ter alguns sinais após o sexto dia da concepção, embora não seja o mais habitual de acontecer. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os sintomas da gravidez.
Pequeno sangramento vaginal. Depois do óvulo ter sido fecundado por um espermatozoide, o embrião percorre as trompas e implanta-se na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, sendo muitas vezes confundido com a menstruação, uma vez que este sangramento costuma ocorrer próximo da altura em que a menstruação é esperada. Às vezes, este corrimento só é observado quando a mulher se vai limpar após urinar.
Cólicas ou dor abdominal. Na fase inicial da gravidez, a mulher pode sentir algum desconforto na parte inferior do abdômen, uma sensação de inchaço na barriga e de peso. Isto ocorre porque durante a gravidez, o útero está em constantes alterações, alterando também de tamanho, o que gera o aparecimento de algumas contrações uterinas, parecidas a cólicas. Estas cólicas e a sensação de inchaço associados a um sagramento vaginal, podem fazer parecer à grávida que se menstruou, uma vez que os sintomas e sinais são idênticos.
Aumento dos seios. Outro sinal da gravidez que pode ocorrer apenas com uma ou duas semanas de gestação é o aumento dos seios e da sua sensibilidade. Nesta fase, os seios ficam maiores, mais sensíveis ao toque e com uma sensação de inchaço. Para além disso, também podem mudar de aparência, havendo um escurecimento da aréola, devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região.
Inchaço abdominal. Algumas mulheres, numa fase inicial, também podem sentir um inchaço na região abdominal. Isto ocorre porque o corpo já se está a preparar para suportar o crescimento uterino. Este é outro dos sintomas que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.
Cansaço. Outro sintoma de gravidez também bastante comum é a sensação de cansaço maior que o normal face às suas atividades diárias. Este sintoma pode aparecer com apenas uma ou duas semanas de gestação. Começa a sentir mais sono e a precisar de descansar com mais frequência.
Acne. Algumas grávidas, com as alterações hormonais, podem desenvolver acne ou agravar a acne já existente. Logo nas primeiras semanas da gravidez, a mulher pode reparar num aumento de oleosidade da pele. A acne pode surgir tanto no início da gravidez ou em qualquer outro momento da gestação.
Náuseas e vômitos. As náuseas e vômitos são sintomas típicos da gravidez que costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação e podem perdurar por toda a gravidez, dependendo de caso para caso.
Aversão a odores intensos. Uma maior sensibilidade do olfato é outro sintoma comum da gravidez. Nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos ou odores que antes gostavam ou que passavam despercebidos, fazem agora sentir a grávida enjoada, podendo chegar mesmo a vomitar.
Tonturas. As tonturas são outro dos sintomas comuns da gravidez. Os hormônios da gravidez podem provocar algumas alterações no organismo da mulher, como a queda da pressão arterial, a redução da glicose no sangue, anemia, uma má alimentação devido às náuseas e vômitos frequentes.
Variações de humor. As variações de humor também são outro dos sintomas frequentes da gravidez. Logo nas duas primeiras semanas da gravidez, a mulher poderá ter algumas variações de humor, sem causa aparente. Por vezes as grávidas podem chorar sem razão aparente, que antes de estarem grávidas não o faziam.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
- Para saber se está realmente grávida ou não, é recomendável fazer um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue, o método mais viável.