Partilhar

Quais são os sintomas da gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da gravidez

Existem alguns sintomas da gravidez que surgem mesmo antes do atraso menstrual. É importante saber quais são, para que a futura mãe possa procurar de imediato um dos métodos para diagnóstico, seja através de um teste de gravidez de farmácia ou através de um exame de sangue. Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem, normalmente três semanas após a fecundação. No entanto, por vezes a mulher também poderá ter alguns sinais após o sexto dia da concepção, embora não seja o mais habitual de acontecer. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os sintomas da gravidez.

Também lhe pode interessar: Quais os riscos de gravidez após os 40 anos
Passos a seguir:
1

Pequeno sangramento vaginal. Depois do óvulo ter sido fecundado por um espermatozoide, o embrião percorre as trompas e implanta-se na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, sendo muitas vezes confundido com a menstruação, uma vez que este sangramento costuma ocorrer próximo da altura em que a menstruação é esperada. Às vezes, este corrimento só é observado quando a mulher se vai limpar após urinar.

2

Cólicas ou dor abdominal. Na fase inicial da gravidez, a mulher pode sentir algum desconforto na parte inferior do abdômen, uma sensação de inchaço na barriga e de peso. Isto ocorre porque durante a gravidez, o útero está em constantes alterações, alterando também de tamanho, o que gera o aparecimento de algumas contrações uterinas, parecidas a cólicas. Estas cólicas e a sensação de inchaço associados a um sagramento vaginal, podem fazer parecer à grávida que se menstruou, uma vez que os sintomas e sinais são idênticos.

3

Aumento dos seios. Outro sinal da gravidez que pode ocorrer apenas com uma ou duas semanas de gestação é o aumento dos seios e da sua sensibilidade. Nesta fase, os seios ficam maiores, mais sensíveis ao toque e com uma sensação de inchaço. Para além disso, também podem mudar de aparência, havendo um escurecimento da aréola, devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região.

4

Inchaço abdominal. Algumas mulheres, numa fase inicial, também podem sentir um inchaço na região abdominal. Isto ocorre porque o corpo já se está a preparar para suportar o crescimento uterino. Este é outro dos sintomas que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.

5

Cansaço. Outro sintoma de gravidez também bastante comum é a sensação de cansaço maior que o normal face às suas atividades diárias. Este sintoma pode aparecer com apenas uma ou duas semanas de gestação. Começa a sentir mais sono e a precisar de descansar com mais frequência.

6

Acne. Algumas grávidas, com as alterações hormonais, podem desenvolver acne ou agravar a acne já existente. Logo nas primeiras semanas da gravidez, a mulher pode reparar num aumento de oleosidade da pele. A acne pode surgir tanto no início da gravidez ou em qualquer outro momento da gestação.

7

Náuseas e vômitos. As náuseas e vômitos são sintomas típicos da gravidez que costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação e podem perdurar por toda a gravidez, dependendo de caso para caso.

8

Aversão a odores intensos. Uma maior sensibilidade do olfato é outro sintoma comum da gravidez. Nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos ou odores que antes gostavam ou que passavam despercebidos, fazem agora sentir a grávida enjoada, podendo chegar mesmo a vomitar.

9

Tonturas. As tonturas são outro dos sintomas comuns da gravidez. Os hormônios da gravidez podem provocar algumas alterações no organismo da mulher, como a queda da pressão arterial, a redução da glicose no sangue, anemia, uma má alimentação devido às náuseas e vômitos frequentes.

10

Variações de humor. As variações de humor também são outro dos sintomas frequentes da gravidez. Logo nas duas primeiras semanas da gravidez, a mulher poderá ter algumas variações de humor, sem causa aparente. Por vezes as grávidas podem chorar sem razão aparente, que antes de estarem grávidas não o faziam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Para saber se está realmente grávida ou não, é recomendável fazer um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue, o método mais viável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da gravidez

Quais são os sintomas da gravidez
Quais são os sintomas da gravidez

Voltar ao topo da página