Hérnia

Quais são os sintomas da hérnia inguinal

Quais são os sintomas da hérnia inguinal
Imagem: hospitalviladaserra.com.br

A hérnia inguinal ocorre quando, devido a perfurações na parede abdominal, parte das vísceras abdominais saem, gerando um volume que é conhecido como hérnia. Em muitos casos pode apresentar-se sem sintomas muito claros, ainda que seja possível apalpar o volume originado por esta condição tornando-se muito fácil de diagnosticar. Trata-se de uma situação mais comum em homens do que em mulheres, cujo único tratamento é remover cirurgicamente a hérnia. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da hérnia inguinal e alguns detalhes desta condição.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da hérnia inguinal
Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de hérnia inguinal que se diferenciam em suas causas:

  • A hérnia inguinal indireta: é a mais comum e apresenta-se em muitas ocasiões desde o nascimento. Costuma-se formar no canal inguinal que os homens têm na zona da virilha e que serve para permitir a passagem dos vasos sanguíneos dos testículos e do conduto seminal. Nos casos em que esta cavidade é muito grande, pode ocorrer a formação de uma hérnia inguinal, por este motivo esta condição é mais comum no sexo masculino.
  • A hérnia inguinal direta: ocorre quando a cavidade que dá passagem à saída de vísceras forma-se de maneira artificial em uma zona da parede abdominal mais fina e delicada. Pode ocorrer por carregar muito peso, por uma tosse forte e frequente e inclusive por defecações nas quais se força demais.
2

Os sintomas da hérnia inguinal nem sempre se apresentam de forma clara, e às vezes o paciente demora a detectar o volume ou a apresentar incômodos. No entanto, há sinais claros que convém ter em conta:

  • Presença de um volume abdominal que se dilata quando fazemos força ou tossimos. Este é mais evidente quando estamos de pé, diminuindo ao deitarmo-nos.
  • Este alto facilmente palpável pode ser colocado para dentro ao ser pressionado.
  • Às vezes a hérnia inguinal pode produzir dor aguda na zona dos testículos, no caso dos homens, ou na área dos lábios vaginais, nas mulheres. Esta dor costuma ir e vir.
3

Diante da suspeita de uma hérnia inguinal a recomendação é procurar um especialista para um exame clínico. Esta condição só pode ser corrigida através de cirurgia, mas só um médico poderá determinar o tipo de procedimento ou a necessidade de realizá-lo.

4

Em casos em que há complicações os sintomas da hérnia inguinal podem incluir febre, um endurecimento severo da zona da hérnia ou uma dor intensa e constante. Diante desse quadro recomenda-se procurar urgentemente um médico para um exame imediato.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da hérnia inguinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Paulo Boni
Tenho hérnia Inguinal, e gostaria de saber se posso fazer exercícios aeróbicos? Estou aguardando data para cirurgia, mas gostaria, neste período manter minha forma.
Rosani Selau Maganini
Quando é em redor do umbigo é uma dor constante suportável, porém chata. Eu pensei que algo no pâncreas ou fígado inchado, pois era do lado direito....
Rogério de souza
Quanto tempo posso ficar sem operar essa hernia ingüinal ja estou com 8 mrses nao ha riscos se nao operar agora desde ja agradeço" Rogério de souza estou preocupado!
Imagem: hospitalviladaserra.com.br
Quais são os sintomas da hérnia inguinal