Quais são os sintomas da hérnia inguinal

Quais são os sintomas da hérnia inguinal
Imagem: hospitalviladaserra.com.br

A hérnia inguinal ocorre quando, devido a perfurações na parede abdominal, parte das vísceras abdominais saem, gerando um volume que é conhecido como hérnia. Em muitos casos pode apresentar-se sem sintomas muito claros, ainda que seja possível apalpar o volume originado por esta condição tornando-se muito fácil de diagnosticar. Trata-se de uma situação mais comum em homens do que em mulheres, cujo único tratamento é remover cirurgicamente a hérnia. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da hérnia inguinal e alguns detalhes desta condição.

Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de hérnia inguinal que se diferenciam em suas causas:

  • A hérnia inguinal indireta: é a mais comum e apresenta-se em muitas ocasiões desde o nascimento. Costuma-se formar no canal inguinal que os homens têm na zona da virilha e que serve para permitir a passagem dos vasos sanguíneos dos testículos e do conduto seminal. Nos casos em que esta cavidade é muito grande, pode ocorrer a formação de uma hérnia inguinal, por este motivo esta condição é mais comum no sexo masculino.
  • A hérnia inguinal direta: ocorre quando a cavidade que dá passagem à saída de vísceras forma-se de maneira artificial em uma zona da parede abdominal mais fina e delicada. Pode ocorrer por carregar muito peso, por uma tosse forte e frequente e inclusive por defecações nas quais se força demais.
2

Os sintomas da hérnia inguinal nem sempre se apresentam de forma clara, e às vezes o paciente demora a detectar o volume ou a apresentar incômodos. No entanto, há sinais claros que convém ter em conta:

  • Presença de um volume abdominal que se dilata quando fazemos força ou tossimos. Este é mais evidente quando estamos de pé, diminuindo ao deitarmo-nos.
  • Este alto facilmente palpável pode ser colocado para dentro ao ser pressionado.
  • Às vezes a hérnia inguinal pode produzir dor aguda na zona dos testículos, no caso dos homens, ou na área dos lábios vaginais, nas mulheres. Esta dor costuma ir e vir.
3

Diante da suspeita de uma hérnia inguinal a recomendação é procurar um especialista para um exame clínico. Esta condição só pode ser corrigida através de cirurgia, mas só um médico poderá determinar o tipo de procedimento ou a necessidade de realizá-lo.

4

Em casos em que há complicações os sintomas da hérnia inguinal podem incluir febre, um endurecimento severo da zona da hérnia ou uma dor intensa e constante. Diante desse quadro recomenda-se procurar urgentemente um médico para um exame imediato.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da hérnia inguinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.