Quais são os sintomas da icterícia

Quais são os sintomas da icterícia

A icterícia faz referência à coloração amarelada da pele, a conjuntiva do olho e as mucosas devido a uma quantidade excessiva de bilirrubina no sangue. É um sintoma de uma doença subjacente ou outros problemas de saúde, como podem ser doenças no fígado, a vesícula biliar ou no pâncreas. Ainda que possa ocorrer em adultos, é uma doença frequente em recém-nascidos e, na maioria dos casos, não supõe um sintoma grave. Para conhecer mais detalhes, neste artigo de umComo explicamos quais são os sintomas da icterícia, bem como os fatores que podem causá-la.

Passos a seguir:
1

A icterícia aparece quando se acumula um excesso de bilirrubina no corpo. Esta é uma substância amarelada que se gera quando se decompõem as células vermelhas velhas e que, posteriormente, é transferida para o fígado para ser eliminada através das fezes. No entanto, se impedirmos a correta eliminação da bilirrubina e ela acabar se acumulando no corpo, dá lugar à doença da icterícia, a qual se manifesta por uma coloração amarela na pele, nos olhos ou nas membranas mucosas.

2

Entre os fatores que podem causar a icterícia, encontram-se os seguintes:

  • Infecções no fígado causadas por um vírus ou parasita, como pode ser o caso da hepatite.
  • Defeitos congênitos que tornam mais complicada a decomposição da bilirrubina.
  • Dano no fígado em consequência de patologias como a cirrose, as infecções ou inflamações no fígado.
  • Cálculos biliares ou problemas da vesícula biliar.
  • Transtornos sanguíneos.
  • Ingestão de alguns medicamentos em excesso.
  • Câncer de pâncreas.
  • Na gravidez, pode se produzir um acúmulo de bile na vesícula e dar lugar à icterícia.

Para saber mais detalhes, recomendamos a você que consulte o artigo Quais são as causas da icterícia.

3

O desenvolvimento da icterícia pode ocorrer de repente ou de forma mais lenta, e os sintomas comuns dos quais sofrem os pacientes são os que explicamos a seguir:

  • Coloração amarelada na pele, na conjuntiva, que é a parte branca dos olhos, e nas mucosas da boca ou dos genitais, ou seja, no revestimento das paredes internas. Naqueles que a icterícia apresenta uma maior gravidade, o tom amarelado pode se tornar marrom.
  • Urina mais escura ou de cor marrom.
  • Evacuação de fezes pálidas ou de cor de argila.
  • Coceira ou irritação.

Além destes sintomas, podem aparecer outros em função de qual seja a causa da icterícia. Por exemplo, no caso de pacientes com hepatite, também é possível que tenham náuseas, vômitos, fadiga, dor de estômago, perda de apetite, entre outros.

4

Perante a manifestação de algum dos sintomas descritos no passo anterior, é conveniente ir ao médico com urgência para receber um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento adequado em cada caso. É que este último variará de um paciente para outro em função do fator subjacente que esteja causando a icterícia.

Vale referir que a icterícia é uma doença frequente em recém-nascidos, fazendo com que possam ter a pele, os olhos ou a boca com uma coloração amarelada. Isto acontece porque nos bebês as células vermelhas têm uma vida mais breve e é possível que no fígado tenha uma maior quantidade de bilirrubina. Caso os níveis de bilirrubina sejam muito altos, se aconselhará interromper a amamentação materna, iniciar um tratamento de fototerapia ou realizar uma transfusão sanguínea caso seja necessário.

5

Em alguns casos, há certas medidas que podem ser adotadas para prevenir o aparecimento de alguma das causas da icterícia. Estas medidas são as que indicamos a seguir:

  • Não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
  • Evitar usar drogas ou manter relações sexuais sem proteção.
  • Evitar o consumo de alimentos potencialmente contaminados.
  • Evitar aqueles medicamentos que podem originar hemólise (decomposição de células vermelhas) ou danificar o fígado.
  • Vacinar-se contra a hepatite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da icterícia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.