Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas da intolerância ao glúten

Passo a Passo
Avaliação: 4,7 (584 votos)
7 comentários
91 vezes partilhado
 
Quais são os sintomas da intolerância ao glúten

Uma parte da população sofre de intolerância ao glúten, uma proteína que faz parte dos cereais como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio. A doença celíaca, que é como se conhece esta condição de intolerância ao glúten, é uma doença crônica que significa que o intestino não absorve o glúten e provoca uma reação inflamatória no trato intestinal. A intolerância ao glúten pode afetar tanto crianças como adultos e embora as manifestações possam variar de pessoa para pessoa, em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são os sintomas da intolerância ao glúten para que o possa detectar.

Instruções:
1

Vamos começar por lhe explicar o que é a doença celíaca para que possa compreender a que nos referimos quando falamos dela. Trata-se de uma condição cujo sintoma principal é que todos aqueles alimentos que contêm glúten são rejeitados pelo nosso organismo e, por isso a pessoa começa a sentir uma série de desconfortos que são originados por esta rejeição interna.

A mucosa do intestino delgado fica lesionada quando se ingerem estes alimentos e, isto faz com que a velosidade que cobre o intestino se danifique e, por isso não se possam cumprir as funções digestivas normalmente. A consequência direta desta alteração no intestino é que os nutrientes dos alimentos não se podem absorver corretamente e, portanto o nosso corpo não está recebendo as vitaminas e minerais que precisa para funcionar corretamente.

2

De seguida vamos lhe explicar os sintomas da intolerância ao glúten para que possa detetar se você ou alguém da sua família está sofrendo com esta situação. Tenha em conta que é fundamental consultar um médico para obter um diagnóstico exato, pois apenas testes poderão determinar se os sintomas que você tem se devem a esta intolerância.

Dependendo de cada pessoa, os efeitos que pode sentir depois de comer alimentos com glúten são diferentes, mas em termos gerais os mais comuns são os seguintes:

  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Dores estomacais
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Perda de peso
  • Falta de apetite ou sensação de estar cheio
  • Sentir o estômago inchado

A sensação mais frequente é parecida a uma indigestão, notará que, por muito que as horas passem, a comida parece que não desceu e continua se sentindo como se tivesse acabado de comer. A barriga costuma ficar inchada e causa dores que podem provocar náuseas, diarreia, entre outras.

Se continuar ingerindo produtos com glúten durante um tempo indeterminado, é possível que acabe afetando a absorção dos nutrientes e, por isso a longo prazo pode sentir outros efeitos na saúde como aparecimento de fadiga, perda de cabelo, cãibras musculares, náuseas, fraqueza generalizada, entre outros.

No caso de detetar algum destes sinais é essencial consultar o seu médico para realizar um diagnóstico adequado, através de uma biopsia intestinal assim como uma análise de sangue. Neste este artigo explicamos mais detalhadamente como se diagnostica a doença celíaca.

3

Se lhe for diagnosticada esta doença deve saber que até ao momento NÃO existe uma cura para lidar com a mesma, a única coisa que pode fazer é seguir uma alimentação sem glúten para evitar danificar as velosidades que se encontram nos intestinos e permitir que se recuperem e que, em poucas semanas, funcionem novamente ao nível máximo.

Desta forma, deverá começar a eliminar da sua alimentação os alimentos ricos em glúten e que, portanto prejudicam o seu organismo. De seguida, vamos lhe mostrar quais são eles:

Alimentos com glúten

  • Farinha
  • Pastas (macarrão, espaguete, etc)
  • Cereais
  • Pão
  • Trigo (ou qualquer alimento elaborado à base de trigo)
  • Bolos e doces
  • Malta (portanto as cervejas ficam proibidas)
4

Além destes alimentos deve saber que existem outras variedades que durante o seu manuseio podem conter algum componente com glúten que pode ser prejudicial para o paciente. Por isso, é importante reduzir ao máximo a ingestão destes ou comprá-los sempre frescos (sem estarem embalados), se comprar embalados confira a sua composição na etiqueta.

Alguns destes alimentos são:

  • Embutidos (salsichas, presunto, chouriço, etc)
  • Queijos
  • Latas de conservas (lentilhas, feijão verde, etc)
  • Patês
  • Caramelos
  • Doces (chocolates, torrões, etc)
  • Café, chá ou chocolate quente de máquina

Em umComo damos-lhe mais conselhos sobre o que um celíaco não pode comer para começar a cuidar de si o quanto antes.

5

Então o que pode comer? É importante referir que cada vez há mais marcas de produtos alimentares com uma linha de produtos sem glúten tais como pastas, pães, etc, que poderá ingerir tranquilamente sem ter que renunciar as comidas que mais gosta.

De qualquer forma, é recomendável que na sua dieta abundem os ingredientes que melhor são absorvidos pelo seu corpo e, por isso deverão ser os alimentos principais que deve ingerir, tais como:

  • Ovos
  • Lácteos (observando a sua composição)
  • Bebidas com gás
  • Café natural (o instantâneo não)
  • Farinha de milho
  • Carne fresca
  • Peixe e marisco
  • Verduras
  • Legumes

Neste outro artigo poderá encontrar a lista completa de alimentos sem glúten para conhecer os melhores ingredientes para adicionar na sua alimentação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da intolerância ao glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se acha que é intolerante ao glúten consulte o seu médico o quanto antes.
Comentários (7)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da intolerância ao glúten

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
elisangela benfica
ola cuido de minha neta ela tem 2e seis meses pois venho observando que quando ela come paes fica bem cansada parece eu percebo que ela fica com uma sensaçao que comeu demais e diz que doi a barriga e pedi agua e fica com a barriga bem inchada, ela tem a distençao abdominal parecendo que tem vermes
jessika
A bactéria hpylori pode causa alguma deficiência e da abertura para que um adulto venha ter intolerância a gluten ou lactose?
maria flor
olá! Fazem 7 meses q sinto um cansaço na região abdominal, sensação de estar cheia, isso na altura do umbigo, gases, prisão de ventre, barulho na barriga e isso principalmente ao acordar e se comer algo a noite, (as x como e no dia seguinte não sinto efeito mesmo tendo comido, ou seja não consegui identificar o q me faz mal)... Não tenho coragem de fazer colonoscopia, mas os exames preliminares demonstram não ser algo grave, fiz vários exames como: de sangue oculto nas fezes, hemograma, ultrassonografia, enfim, será q estou sofrendo de intolerância a glúten???? o q me incomoda é a sensação de estar cheia, na verdade não sinto dor!!!
isaura maria
tenho intolerancia gluten,, a muito anos. nao posso nem tocar em farinha de trigo..
Sara Viega
Olá Isaura, esse problema é incômodo sim! Felizmente já existem várias receitas sem glúten, pode dar uma olhada nas nossas: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/19917/q/%20gluten Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Deisi B.Loureiro
Sou Safenada - já tomei QUITOSANA por 3 meses - e não houve nenhum efeito. Me deem uma razão plausível que me prove que seu produto funciona.
Margarida
Tenho 13 anos, sou baixa, tenho doenças na barriga, tenho quase todos os sintomas, poderei ter doença celiaca? Obrigada pela atenção.
Isabel Cristina
minha filha de dois anos comeu um alimento que continha glúten, e logo depois na volta dos lábios ficou vermelho e um pouco inchado e pouco depois ela disse que a barriguinha dela estava doendo, e somente esses sintomas que ocorreu. Fiquei preocupada e fui de imediato investigar os ingredientes dos alimentos que naquele momento ela havia comido, e foi ai que eu identifiquei o glúten, portanto a possibilidade de ser alergia ao Glúten, e o que devo fazer quanto a isso?
isaura
E assim mesmo q o glutens faz. tenho 47 anos. descobri q tinha esse probemas ao 20 anos....

Quais são os sintomas da intolerância ao glúten
1 de 5
Quais são os sintomas da intolerância ao glúten