Quais são os sintomas da laringite

Quais são os sintomas da laringite
Imagem: women.thaiza.com

A laringite é o nome que recebe a inflamação ou inchaço da laringe e das cordas vocais, originando normalmente a perda leve ou grave da voz, o aparecimento de rouquidão e, inclusive em algumas vezes, o bloqueio das vias respiratórias. É uma doença que pode ter um caráter agudo ou crônico, e que é bem mais frequente em crianças menores de quatro anos do que em crianças de outras idades ou adultos. Ainda que a laringite leve não requeira um grande tratamento médico, sempre é conveniente consultar um especialista para descartar problemas de saúde de maior gravidade. No seguinte artigo de umComo, mostramos quais são os sintomas da laringite, para que você possa reconhecer esta doença.

Passos a seguir:
1

A laringe contém as cordas vocais e quando estas se inflamam, um dos primeiros sintomas é a rouquidão. Produz-se uma mudança na voz, a qual vai ficando cada vez mais baixa e rouca. Além disso, à medida que passam as horas e o dia avança, a voz é bem mais fraca, o que pode levar à perda total da voz, caso não seja efetuado o tratamento adequado. Em nosso artigo Como tratar a afonia com remédios caseiros, você pode ver soluções que ajudarão a recuperar sua voz.

2

Além da rouquidão, outros sintomas mais comuns da laringite apresentados pelos pacientes são os seguintes: tosse seca, dor de garganta e sensação de cócegas ou coceira na mesma, congestão e glândulas inflamadas na garganta.

3

Estes sintomas costumam variar em função do grau de inflamação da laringe, e os pontos anteriormente assinalados também podem ser acompanhados de febre, náuseas, vômitos, falta de ar e mal-estar em todo o corpo.

4

Como demonstramos anteriormente, a laringite é uma doença mais comum em crianças do que em adultos. É por isso que os pais devem permanecer atentos aos sintomas que as crianças manifestem, e ir ao médico com urgência caso notem que seu filho emite ruídos bruscos ao respirar, como uma espécie de apito, se tiver dificuldades para respirar ou engolir e/ou apresentar febre com uma temperatura superior a 39ºC.

5

A laringite pode ser aguda, o que é mais habitual e tem um processo de cura rápido, ou crônica, a qual se denomina assim porque tem uma duração superior a 3 semanas e costuma ser consequência de uma sobrecarga da voz ou de uma infecção local. Em qualquer caso, perante a presença de qualquer um dos sintomas anteriores, é conveniente consultar um médico para realizar um exame físico, e também para que ele recomende o tratamento mais adequado para o seu caso.

6

Lembre-se que a laringite é altamente contagiosa, sobretudo durante os primeiros dias, e que é transmitida através das secreções respiratórias, espirros ou tosse. Para acelerar sua cura, é recomendável descansar a voz, evitar os ambientes secos ou muito carregados, lavar as mãos com frequência e manter-se muito bem hidratado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da laringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.