Partilhar

Quais são os sintomas da lombalgia

Quais são os sintomas da lombalgia
Imagem: lobezna888.com

A lombalgia é a dor da parte inferior dorsal, desde as últimas costelas até às dobras dos glúteos, denominada região lombar ou costas baixas. Por isso, também conhecemos esta doença como dor lombar, dor lombar baixa ou lumbago. Este tipo de dor é muito comum nos adultos, sobretudo nos idosos. À medida que vamos envelhecendo, a dor lombar baixa intensifica-se e se torna mais frequente, é por isso que devemos saber identificá-la e ir ao médico para que nos aplique o tratamento adequado. Se quiser saber quais são os sintomas da lombalgia, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-os.

Também lhe pode interessar: Como tratar a lombalgia
Passos a seguir:
1

A lombalgia pode ser produzida por causas diversas, em função do tipo a que pertença. Em geral, diferenciam-se duas: a lombalgia específica e a inespecífica.

A primeira delas é a menos frequente, pois só ocorre em 20% dos casos. Denomina-se específica porque, normalmente, a dor lombar é decorrente de uma doença mais grave específica. Destacam-se como causas da lombalgia a osteoartrite ou artrite degenerativa, a hérnia ou ruptura de disco, a osteoporose e a estenose vertebral.

A lombalgia inespecífica é a mais comum entre os casos que sofrem desta doença. Denomina-se desta maneira porque as causas que a provocam podem ser diversas, entre as quais se destacam o levantamento de muito peso, adotar posturas inadequadas, insatisfação no trabalho, estresse e outros fatores psicológicos.

2

Independentemente de sofrermos uma lombalgia específica ou inespecífica, o tipo de dor classifica-se como aguda, se durar menos de 7 dias, subaguda, se durar entre 7 dias e 7 semanas, ou crônica, se superar as 7 semanas de dor.

3

O sintoma mais comum da lombalgia, e o primeiro que costumamos identificar, é a dor em um dos lados ou em ambos, da região lombar. Durante os primeiros dias, trata-se de uma dor leve ou inclusive intermitente, mas se não a tratarmos devidamente, poderá tornar-se uma dor mais forte e constante. Por isso é importante ir ao médico quando sentir dor para descartar ou confirmar a possibilidade de sofrer lombalgia.

4

Em lombalgias subagudas ou crônicas, é possível que a dor lombar se estenda para outras partes do corpo. O mais comum é que afete as pernas, da coxa até embaixo dos joelhos, produzindo uma sensação de formigamento, dor leve ou espasmos musculares. Outro dos sintomas é sentir dor na região dos rins, na virilha, na bexiga, na próstata ou no útero.

5

Outros dos sintomas mais comuns da lombalgia é notar a dor na parte baixa das costas depois de realizar um esforço, como levantar uma caixa pesada ou realizar uma atividade, e, nos casos mais graves, ter dificuldades para se levantar ou se mexer devido à forte dor. Se sentir alguma destas dores em uma determinada área, como em um dos lados da região lombar, tente apalpar, se ao fazer também notar uma dor forte é muito provável que sofra de lombalgia.

6

Se forem identificados os sintomas e a lombalgia for devidamente tratada, costuma desaparecer após algumas semanas. Em umComo explicamos-lhe como tratar a lombalgia. Mas, se não agir sobre as dores lombares baixas, é possível que se tornem crônicas ou piorem e seja mais difícil eliminá-las, além de produzir outras complicações mais graves, como a ciática.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da lombalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da lombalgia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Juliano
Ótima matéria. Tive um problema com a região lombar na academia em 2005. Usando o banco Flexor para desenvolver a panturrilha empurrando o peso para trás, em um momento de falha de postura (tinha que estar com a coluna ereta encostada totalmente no encosto), tive um choque na região e só faltou eu não sair da cadeira. Falei com o treinador e ele mandou fazer alongamentos e depois ir ao fisioterapeuta. Esse disse que era "chaveamento de nervo", quando o músculo "belisca" o nervo. Pediu para tomar um analgésico para dor e fazer alongamentos em casa com compressa de água quente. Voltei para o salão e fiz mais alongamento até poder chegar em casa. No dia seguinte não saí da cama tamanha era a dor. Foi o que me salvou: analgésico, alongamentos e compressa. Passaram anos e um dia, carregando peso, a região deu outro choque - não tão grave como da primeira vez - e fui ao médico. Ele constatou "Lombalgia" e mandou fazer a mesma coisa que o fisioterapeuta pediu em 2005: analgésico, alongamentos e compressa. E assim vou toda vez que aparece esse choque na coluna. Não carrego mais peso sem estar alerta quanto a isso.
iracema Nogueira
Eu sinto muita dor nas costas embaixo e na parte de cima as vezes dói a perna no raiox fala de discreta destroescolise lombar o que quer dizer e tem um tratamento quais são ?

Quais são os sintomas da lombalgia
Imagem: lobezna888.com
Quais são os sintomas da lombalgia

Voltar ao topo da página