Partilhar

Quais são os sintomas da menopausa

Quais são os sintomas da menopausa

Embora exista uma faixa de idade entre meados de 40 e começos dos 50, a verdade é que a chegada da menopausa não tem regras e depende de cada mulher, no entanto, ela não costuma passar despercebida, a diminuição na produção de estrógeno é notada com maior ou menor intensidade, por isso em umComo.com.br damos-lhe um guia a respeito dos principais sintomas da menopausa e de como tratá-la.

Também lhe pode interessar: Como amenizar os sintomas da menopausa

Sufoco e calores

É um dos principais sintomas durante esta etapa, um calor que se apresenta de forma repentina e que pode ocasionar grande incômodo sobretudo à noite. Independentemente de um tratamento específico é importante dormir com roupa fresca, em um ambiente adequado e ventilado, refrescar-se com água fria, limonada ou alguma bebida natural e pouco calórica e se necessário aplicar uma compressa fria na área do pescoço se o sufoco for muito intenso.

Falta de cálcio

A descalcificação óssea, traduzida em diversas patologias como a osteoporose, aumenta durante a menopausa, por isso é importante avaliar os níveis de cálcio no corpo e se necessário, somente se os níveis estiverem baixos e seu médico recomendar, tomar um suplemento e incorporar alimentos ricos em cálcio na sua alimentação.

Aumento de peso

É uma consequência da redução na produção de hormônios, por isso é importantíssimo cuidar da alimentação, consumir alimentos ricos em vitaminas, reduzir a quantidade de frituras e gorduras saturadas, alimentar-se com proteínas magras e controlar um pouco mais o cozimento da comida. Aumentar a atividade física também é uma grande ideia para combater o aumento de peso.

Secura vaginal

Outro dos sintomas que surge como consequência da mudança hormonal. Na hora do sexo poderia afetar o coito, no entanto este problema tem solução com um lubrificante vaginal. Se, além disso, a secura produzir incômodos e ardência, é importante procurar sua ginecologista para que ela possa dar uma solução efetiva para este problema.

Alterações no humor

Irritabilidade, sensibilidade, tristeza, ansiedade, insônia e inclusive depressão são alguns dos sintomas comuns a nível psicológico, que podem se apresentar em maior ou menor intensidade dependendo da mulher. É importantíssimo fazer atividades que nos ajudem a compensá-los como algum esporte, um hobby, consumir infusões naturais, não trabalhar pouco tempo antes da hora de dormir e procurar relaxar e desocupar nossa mente com técnicas de meditação.

Outros sintomas

Além disso, durante este período a mulher pode observar mudanças em sua pele e cabelo, ou pode apresentar os sinais em maior ou menor intensidade. Cada caso é individual, por isso é importante consultar um especialista a respeito de qual é o melhor tratamento a ser aplicado durante esta etapa, para atravessar este período com sucesso sem afetar nossa rotina diária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da menopausa

3 comentários
MARICELIA
A MENOPAUSA COSTUMA DAR DORES NO CORPO EM ESPECIAL PERNAS MAOS E CABEÇA?
ciane lopes
qual o melhor tratamento para combater os sintomas da menopausa?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Ciane, se você está procurando saber como amenizar os sintomas da menopausa entre aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-amenizar-os-sintomas-da-menopausa-13853.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
ciane lopes
A dor de estômago é um sintoma da menopausa?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Ciane, a dor de estômago não é um sintoma comum da menopausa. Os sintomas comuns da menopausa são sufoco e calores, falta de cálcio, aumento de peso, alterações de humor e secura vaginal. Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Quais são os sintomas da menopausa
Quais são os sintomas da menopausa

Voltar ao topo da página