Partilhar

Quais são os sintomas da narcolepsia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 junho 2020
Quais são os sintomas da narcolepsia

As pessoas que padecem de narcolepsia têm um transtorno mental que afeta o ciclo do sono de uma pessoa. Um dos principais sintomas da narcolepsia é que os doentes podem chegar a dormir em qualquer momento e lugar sem se dar conta disso e, sobretudo, sem poder controlá-lo.

Em umComo queremos ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esta doença e a descobrir quais são os sintomas da narcolepsia, um grave transtorno do sono.

Também lhe pode interessar: Quais são os remédios para dormir

Um dos sintomas da narcolepsia que é mais evidente é que o doente tem o que se conhece como "crise do sono diurno", isto é, sente-se sonolento e cansado durante todo o dia, motivo pelo qual dorme de maneira repentina atingindo o estado de fase REM em matéria de segundos.

O paciente dorme de maneira tão brusca que é provável que nem sequer se deu conta que dormiu, motivo pelo qual é muito difícil conseguir controlar o sono. A pessoa com narcolepsia pode dormir enquanto está de pé, algo que pode produzir fortes quedas e pancadas que, no entanto, não acordarão o doente.

A narcolepsia também implica o aparecimento de crise de cataplexia, isto é, uma relaxamento dos músculos, mas que não implica a perda de consciência. Os pacientes relaxam fisicamente como se estivessem dormindo mas sem dormir mentalmente, algo que pode fazer que apareçam estímulos como o riso frouxo, o medo, a alegria ou a irritação.

Além destas reações, o doente de narcolepsia pode relaxar partes do corpo sem que ele durma: caem as pálpebras, a cabeça, abre a boca, afrouxam as pernas, etc. Estas crises podem chegar a durar desde uns poucos segundos a uns minutos e podem ocorrer várias vezes ao dia.

Outro dos sintomas da narcolepsia que um doente pode ter é padecer de alucinações hipnagógicas. Trata-se de um tipo de experiências que são muito reais já que se podem ver e ouvir coisas que, realmente, não estão acontecendo. Estas alucinações são, com frequência, experiências aterradoras e angustiosas que aparecem quando o narcoléptico passa do estado de vigília ao sono.

Tratam-se de visões muito realistas que o paciente poucas vezes pode detectar como alucinações, portanto, é muito difícil que o doente distinga o que é real do que não, algo que pode produzir episódios de horror e grande angústia. Neste artigo de umComo ajudamos você a saber como reconhecer as alucinações.

A narcolepsia também produz a paralisia do sono, isto é, durante o momento no qual o doente acorda ou justo quando dorme, o doente não pode se mexer, fica paralisado. Este sintoma pode vir acompanhado de uma pressão nos ouvidos ou um forte zumbido que desaparece de maneira automática ou que se esvai pelo estímulo de um som exterior.

Esta paralisia do sono também pode ocorrer de maneira espontânea em pessoas que não padecem de narcolepsia e as pessoas que mais podem tê-la costumam ser os adolescentes.

Também podem ocorrer outros sintomas da narcolepsia menos frequentes, mas que podem ser consequência da doença:

  • A narcolepsia pode produzir depressão.
  • Pode se experimentar uma maior dificuldade na concentração e na memória.
  • Aumento da sensação de fome que pode implicar no sobrepeso.

Se você padece de algum destes sintomas que detalhamos no artigo, é provável que sofra de narcolepsia. Em umComo recomendamos-lhe que vá a um especialista para que lhe dê o tratamento adequado e controle o estado da sua doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da narcolepsia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da narcolepsia

Quais são os sintomas da narcolepsia
Quais são os sintomas da narcolepsia

Voltar ao topo da página