Quais são os sintomas da otite

Quais são os sintomas da otite

Uma das infecções de ouvido mais comuns é a otite, que consiste em uma inflamação do ouvido médio e é frequente em crianças. Geralmente trata-se de uma condição de curta duração e que em muitos casos desaparece facilmente, mas cabe assinalar que em casos de otite recorrentes pode causar o acúmulo de fluído no ouvido ou inclusive converter-se em otite crônica. Para saber mais sobre esta doença de ouvido, em umComo.com.br explicamos quais são os sintomas da otite.

Passos a seguir:
1

Um dos principais sintomas da otite são a dor no ouvido, conhecida como otalgia, junto com a sensação de ouvido tampado. Através desse sintoma também é possível que ocorra a autofonia, isto é, que a pessoa se ouça a si mesma ao falar.

2

Do mesmo modo, os afetados por otite podem perceber uma diminuição na audição por causa do fenômeno de vazio que se produz na caixa do ouvido médio. Este sintoma passará ao combater a infecção, é importante saber que não ocorre uma perda de capacidade auditiva permanente.

3

Em alguns casos, pode ocorrer supuração do ouvido, devido ao pus gerado pela drenagem da infecção para o exterior.

4

Outro dos sintomas comuns da otite, especialmente no caso das crianças, é o aparecimento de febre. Além disso, isto derivará em mal-estar geral, fraqueza e fadiga da pessoa que sofre desta infecção de ouvido.

5

Às vezes podem ocorrer enjoos e desequilíbrios, uma vez que o ouvido, além de ser o responsável pela audição, é o órgão responsável pela manutenção do equilíbrio. Deste modo, se houver uma doença nos ouvidos, pode ocorrer perda de equilíbrio.

6

Em função de cada caso, os sintomas da otite podem variar, e causar outros como:

  • Irritabilidade;
  • Vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Vertigens;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Sangramento de ouvido devido ao rompimento do tímpano.
7

Se todos esses sintomas forem detectados, é fundamental ir ao médico para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da otite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.