Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável

Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável
Imagem: yaqui.forumfree.it

Entendemos por síndrome do intestino irritável (SII) uma série de sintomas que afetam ao sistema digestivo. É um problema gastrointestinal muito comum entre a população e sua causa não está totalmente clara, ainda que provavelmente se deve a uma combinação de fatores que aumentam a sensibilidade do intestino e que, ao mesmo tempo, provoca espasmos no mesmo. Neste artigo de umComo explicamos com mais detalhes quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que os sintomas da síndrome do intestino irritável podem variar muito em função da pessoa. Desta forma, será totalmente necessário visitar a um gastroenterologista ou médico especialista para que examine os sintomas do paciente e determine qual é o problema.

2

A dor abdominal é um dos sintomas que mais se repetem entre aqueles que padecem a síndrome do intestino irritável. Esta dor pode ser sentida com maior intensidade na parte esquerda do abdômen. Para aliviar o problema, pode ser efetivo evacuar ou expelir gases.

3

A síndrome do intestino irritável também causa sensação de inchaço abdominal, junto com sons intestinais e gases. Cabe destacar que o inchaço aumenta à medida que avança o dia, por essa razão será comum que durante a noite seja maior esta sensação.

4

Por outro lado, podem produzir-se diarreia e prisão de ventre por causa deste transtorno intestinal. Pode haver um padrão alternado de movimentos do intestino em que haja evacuações várias vezes ao dia e, de repente, em outros dias as fezes são duras e seja difícil evacuar. Ao evacuar produzem-se desconfortos e sensação de não acabar totalmente a evacuação.

5

Cabe destacar que o sangue ao excretar não é nunca um sinal deste transtorno, do mesmo modo que também não o é a perda significativa de peso.

6

Outros sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser o cansaço, inapetência, dor nas costas ou problemas urinários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o seu médico ou gastroenterologista.