Ritmo cardíaco rápido

Quais são os sintomas da taquicardia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da taquicardia

Medo, ansiedade, preocupação ou estresse são alguns dos motivos que podem alterar a nossa frequência cardíaca normal. Quando isso ocorre, falamos de taquicardia, um fator de risco para o nosso coração. Geralmente, um coração saudável adulto tem uma frequência cardíaca de 60 a 100 pulsações por minuto; quando se superam estes números, o ritmo do nosso coração acelera, o que pode chegar a ser um perigo para a nossa saúde. Como é muito difícil calcular o ritmo do nosso coração o tempo todo, em umComo.com.br explicamos para você quais são os sintomas da taquicardia, deste modo saberá se está sofrendo destas alterações em relação ao ritmo cardíaco normal e poderá ir ao seu médico, porque a sua saúde vem em primeiro lugar.

Índice

  1. Causas da taquicardia
  2. Sintomas da taquicardia
  3. Tratamento médico para a taquicardia

Causas da taquicardia

Existem múltiplos e variados motivos pelos quais uma pessoa pode sofrer de taquicardia, sem que isso se relacione com um risco importante. Seguindo uma vida cotidiana a um ritmo elevado, podem-se sofrer inúmeras alterações cardíacas. Não obstante, quando este fato é repetido e frequente, é importante ir a um médico para que realize um estudo e dê um diagnóstico a esta situação anormal.

Entre as causas mais comuns pelas quais o nosso coração pode sofrer de taquicardias, encontram-se a hipertensão, o hipertireoidismo e as doenças cardíacas, bem como problemas congênitos do coração e os seus impulsos. Também devemos ter em conta que os excessos de drogas e álcool podem provocar este tipo de transtorno, bem como o café ou o cigarro. Por outro lado, as taquicardias podem ser uma reação a qualquer medicamento. O controle da frequência e o ritmo cardíaco é fundamental para garantir um bom estado físico e uma boa saúde.

Quais são os sintomas da taquicardia - Causas da taquicardia

Sintomas da taquicardia

Quando alguém sofre de taquicardia, o seu coração acelera e bate a um ritmo mais elevado. Geralmente, um coração adulto e saudável tem um ritmo cardíaco entre 60 e 100 pulsações por minuto. Quando a frequência cardíaca é mais alta, significa que o coração recebe impulsos elétricos anormais, ou seja, que o movimento que permite que este órgão bombeie o sangue para todo o organismo está falhando, por isso o sangue não chega adequadamente nem aos demais órgãos, nem ao resto dos tecidos corporais.

Entre os sintomas mais frequentes de taquicardia destacamos os seguintes:

  • Aceleração cardíaca ou palpitações, que faz com que notemos que a pulsação está mais rápida que o natural, provocando uma sensação desconfortável e irregular.
  • Pontadas na cabeça.
  • Dificuldade na respiração.
  • Enjoos ou inclusive desmaios.
  • Debilidade.
  • Dor no peito.

Pense que todos estes sintomas ocorrem como uma reação corporal pela falta de oxigênio e sangue.

Quais são os sintomas da taquicardia - Sintomas da taquicardia

Tratamento médico para a taquicardia

Saber se estamos sofrendo de taquicardia é simples se observarmos a presença de algum dos sintomas anteriormente mencionados. Não obstante, nem todo mundo os percebe do mesmo modo, já que cada corpo reage de uma forma ou outra. O mais adequado para diagnosticar essa doença é indo a um profissional para que este realize os exames médicos necessários (eletrocardiograma, monitor Holter ou o teste da mesa inclinada) para determinar as causas e o seu tratamento.

É muito importante ir ao médico, sobretudo se se sentirem dores fortes no peito, dificuldades respiratórias ou desmaios. Nestes casos, a rapidez é fundamental para que o risco não seja maior, já que as taquicardias não controladas podem provocar doenças cardíacas graves, infartos e inclusive a morte por paragem cardíaca. Lembre-se que o coração é um órgão vital. Por isso cuide dele!

Caso sofra de palpitações ou tenha que ajudar alguém próximo que esteja sofrendo com isso, aconselhamos você a consultar o artigo Como atuar perante uma taquicardia.

Quais são os sintomas da taquicardia - Tratamento médico para a taquicardia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da taquicardia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são os sintomas da taquicardia