Quais são os sintomas da testosterona baixa

Quais são os sintomas da testosterona baixa

Dos hormônios masculinos, a testosterona é a mais importante, pois ajuda a manter o impulso sexual, intervém na produção de esperma, na formação dos pelos púbicos e faciais e na saúde dos ossos e dos músculos. Muitos homens sofrem de deficiência de testosterona, mas felizmente esta condição não se considera uma doença e é totalmente tratável para controlar os efeitos negativos que pode originar no organismo masculino.

A testosterona é um hormônio cuja função está muito ligada ao ótimo funcionamento sexual masculino, já que se segrega nos testículos e em menor quantidade nos ovários. Esta condição também se conhece com o nome de hipogonadismo e em geral é tratada por um endocrinologista. Se deseja conhecer quais são os sintomas da testosterona baixa convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Os sintomas da testosterona baixa costumam ser os mesmos na maioria dos homens, mas: por que diminui este hormônio? As principais causas da sua deficiência são as seguintes:

  • Excesso de peso.
  • Depressão.
  • Deixar o cigarro, a queda de testosterona nestes casos é temporária.
  • Lesões testiculares.
  • Radiação ou quimioterapia.
  • Alguns medicamentos.
  • Nível elevado de prolactina ou transtornos na glândula pituitária.
  • Transtornos do fígado ou dos rins.
  • Diabetes tipo 2.
  • HIV/AIDS.
  • Transtornos hormonais.

Para determinar se uma pessoa tem a testosterona baixa, deve realizar um exame físico onde o especialista avaliará o crescimento e espessura do pelo no corpo, tamanho do pênis, das glândulas mamárias e dos testículos. Também se avaliará a visão periférica e se realizarão exames de sangue para determinar os níveis de testosterona no organismo. O valor normal de testosterona oscila entre 300 e 1000 nanogramas por decilitros.

2

Entre os principais sintomas da testosterona baixa encontra-se a perda do impulso sexual, já que este hormônio é o responsável por despertar o desejo sexual e a sua deficiência pode afetar diretamente a ereção masculina. Este sintoma é um dos sinais mais comuns pelos quais os homens se dão conta de que têm um problema. No entanto, nem todos os homens que tenham dificuldade para ter uma ereção têm problemas de testosterona, por isso o recomendável é consultar o médico quando a complicação é recorrente.

3

A testosterona é a responsável por estimular o crescimento do pelo facial, corporal e púbico. Quando este hormônio está deficiente no organismo, a pessoa pode começar a perder o pelo corporal, sobretudo na barba. Se o problema persistir, então o pelo do corpo se debilitará até cair, inclusive na zona íntima masculina. Muitas vezes este sintoma vem acompanhado com alterações na pele como manchas ou erupções.

4

Assim como prejudica o pelo e a atividade sexual masculina, outro dos sintomas da testosterona baixa é que faz com que os músculos percam a massa que os rodeia, permitindo que estes se debilitem e tenha uma redução considerável na força. Este aspecto é um dos pontos mais importantes, já que pode produzir um dano severo na musculatura e debilidade corporal se não for tratada a queda de testosterona a tempo.

5

A disfunção erétil conhece-se como a dificuldade masculina para manter de forma prolongada uma ereção. Ainda que esta condição possa ocorrer por muitos fatores, a disfunção erétil é um dos sintomas da testosterona baixa. Felizmente, equilibrar os valores de testosterona no organismo permitirá que a pessoa recupere a sua capacidade sexual. Sentir-se envergonhado por este fato, não querer consultar o médico ou se resignar só fará com que o problema piore.

6

A diminuição de testosterona também pode originar dor nos ossos. Isto ocorre porque o hormônio é responsável por manter em equilibro a densidade óssea do organismo, portanto, quando falta testosterona a pessoa tem mais risco de sofrer fraturas ou doenças como a osteoporose.

7

Outros sintomas da testosterona baixa é o aumento das glândulas mamárias, redução no tamanho dos testículos, acúmulo de gordura corporal, desânimo, depressão e uma diminuição considerável na produção de espermatozoides.

Se você suspeita que pode estar apresentando sintomas de testosterona baixa, o melhor será pedir uma consulta com seu médico para que avalie a que se devem estas manifestações físicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da testosterona baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.