Quais são os sintomas da varicocele

Quais são os sintomas da varicocele
Imagem: swiss-medicine.ru

A varicocele ocorre quando as veias do cordão espermático que drenam os testículos se dilatam já que as válvulas existentes dentro das veias impedem que o fluxo sanguíneo circule adequadamente. É uma condição similar às varizes que aparecem nas pernas e se manifesta através do aparecimento de uma massa macia indolor localizada sobre o testículo afetado. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo e descubra com exatidão quais são os sintomas da varicocele e de que forma ela pode ser detectada.

Passos a seguir:
1

Como dissemos, a varicocele aparece quando há uma insuficiência na drenagem do fluxo sanguíneo do testículo, o que provoca um estancamento do mesmo e, portanto um aumento do volume das veias da zona. Ela pode afetar ambos os testículos, embora ocorra com maior frequência no lado esquerdo do escroto. Na maioria das vezes trata-se de uma afecção benigna e inofensiva, mas pode ter casos de maior gravidade em que uma intervenção cirúrgica seja necessária ou outro tratamento indicado para a varicocele como a embolização, que é realizada de forma ambulatorial.

Imagem: mayoclinic.org
2

Muitos dos pacientes com varicocele não apresentam sintomas específicos e serão diagnosticados em uma consulta médica. Quando há sintomas, os mais comuns são os seguintes:

  • Dores testiculares devido ao aumento da pressão das veias afetadas. O desconforto costuma ser mais forte quando o paciente está muito tempo de pé ou sentado.
  • Aumento do volume do testículo afetado.
  • Sensação de peso nos testículos ou zona inguinal.
  • Atrofia testicular já que pode ocorrer uma redução do tamanho do testículo e, portanto, uma diminuição de sua função.
3

Perante a manifestação de qualquer um dos sintomas anteriores mencionados da varicocele é fundamental consultar imediatamente o médico para se submeter a uma exploração física da zona. O especialista fará uma revisão completa mediante a qual poderá determinar o tratamento adequado para cada caso e descartar outros problemas de saúde de maior gravidade, como por exemplo, que a varicocele seja causada pela presença de um tumor testicular.

4

A importância de diagnosticar e tratar a varicocele reside também na relação que se encontrou entre esta condição e a infertilidade masculina. Realizaram-se estudos médicos que demonstram que a varicocele produz uma queda da quantidade gerada de espermatozoides, afetando também a mobilidade destes e em geral as funções dos testículos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da varicocele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.