Partilhar

Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares

Por Sara Viega. Atualizado: 3 abril 2018

As intolerâncias alimentares se tornaram em um problema de saúde frequente para muitas pessoas, que devem limitar a ingestão de certos alimentos com o objetivo de garantir o seu bem-estar gastrointestinal. Confundidas normalmente com as alergias alimentares, entre os dois problemas existem importantes diferenças que devemos identificar para preservar ao máximo a nossa saúde. Em caso de suspeita de intolerância a algum alimento, continue lendo, pois neste artigo de umComo.com.br, explicamos quais são os sintomas das intolerâncias alimentares.

Também lhe pode interessar: Quais são as carnes processadas

Diferença entre intolerância e alergia alimentar

É importante estar consciente de que uma intolerância alimentar não é o mesmo que uma alergia alimentar. As intolerâncias caracterizam-se por afetar apenas o nosso aparelho digestivo, que não pode processar e absorver adequadamente um determinado alimento ou grupo de alimentos, causando sintomas desagradáveis a nível gastrointestinal. As intolerâncias podem ser leves, moderadas ou intensas, mas costumam abrandar após algum tempo se for descontinuado o consumo do alimento que causa o problema.

Por sua vez, a alergia alimentar é bem mais grave e complexa, pois é o sistema imunitário quem reage diante do composto de um determinado alimento, originando diversos sintomas a nível tópico, gastrointestinal, respiratório e cardiovascular. As alergias não desaparecem por si só, e uma vez que detectamos que o nosso corpo reage deste modo diante de um alimento, o conveniente é retirá-lo de nossa dieta definitivamente.

Alimentos que causam mais intolerâncias

Ainda que possamos apresentar uma ou várias intolerâncias alimentares a diferentes produtos, existem três ingredientes que são os que, na maioria dos casos, produzem mais casos de intolerância devido aos seus compostos e à sua grande presença em nossa dieta.

Estes ingredientes são:

  • A lactose
  • A frutose
  • O glúten

Perante estes diferentes ingredientes, o nosso sistema gástrico reagirá de forma similar. No entanto, cada tipo de intolerância conta com características particulares que convém serem observadas.

Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares - Alimentos que causam mais intolerâncias

Sintomas da intolerância à lactose

A lactose é a enzima responsável por digerir à lactose, o açúcar presente no leite. Com o passar dos anos, a nossa produção de lactose pode diminuir, o que poderia conduzir a uma intolerância aos produtos lácteos e seus derivados. Os sintomas desta intolerância são observados quando ingerimos leite, produtos que o contenham ou derivados muito ricos em lactose, como o queijo fresco e o iogurte, que causam o aparecimento de sinais como:

  • Inflamação abdominal.
  • Ruídos intestinais e digestão pesada.
  • Dor e incômodo estomacal.
  • Gases normalmente muito fétidos.
  • Diarreia.
  • Náuseas e em alguns casos vômitos.

Em caso de suspeita de intolerância à lactose, é importante consultar um médico para confirmá-lo. Do mesmo modo, devemos saber que existem muitas opções como o leite sem lactose, as bebidas vegetais de soja ou amêndoas e também os queijos curados, que costumam conter uma porcentagem muito baixa de lactose.

Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares - Sintomas da intolerância à lactose

Sintomas da intolerância à frutose

A frutose é um açúcar natural encontrado nas frutas, vegetais, mel e cana de açúcar, bem como em determinados alimentos processados, como os sucos embalados, as geleias, xaropes e certos produtos de confeitaria. Pode apresentar-se de forma genética, sendo neste caso permanente, ou surgir em virtude do consumo excessivo de produtos açucarados e com sorbitol, ou pelo dano à mucosa intestinal devido a alguma doença ou infecção intestinal. Nestes dois casos, ao eliminar o seu consumo de forma temporária, conseguiremos uma melhoria e poderemos introduzi-la novamente na dieta.

Os sintomas da intolerância à frutose são:

  • Inflamação abdominal.
  • Ruídos intestinais e digestão pesada.
  • Dor e desconforto estomacal.
  • Diarreia alternada com prisão de ventre.

Muitos pacientes com este problema apresentam depressão. Isto ocorre porque a frutose que o corpo não digere afeta também um aminoácido chamado triptofano, encarregado de produzir o hormônio serotonina. Se a nossa serotonina for baixa, tendemos a sofrer de depressão ou estados de humor em que a tristeza predomina. Em caso de suspeita desta intolerância, é recomendável visitar um médico para obter um diagnóstico.

Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares - Sintomas da intolerância à frutose

Sintomas da intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca, caracteriza-se pela inflamação do intestino delgado quando ingerimos produtos com glúten, uma proteína presente no trigo e em outros cereais, como a cevada, o centeio ou a espelta.

Os sintomas da intolerância ao glúten mais comuns são:

  • Dor e inflamação estomacal.
  • Gases.
  • Diarreia com fezes normalmente fétidas.
  • Perda de peso.
  • Nas crianças, pode apresentar-se como desnutrição e anemia.
  • Mudanças de humor, depressão e irritabilidade são consequências deste problema.

A doença celíaca é diagnosticada através de exames médicos e, uma vez determinada a sua presença, é importante ter uma dieta livre de alimentos com glúten para garantir a saúde e bem-estar do paciente.

Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares - Sintomas da intolerância ao glúten

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas das intolerâncias alimentares

1 de 5

Voltar ao topo da página