Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?

Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Passos a seguir:
1

A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, por exemplo:

  • Infecções significativas.
  • Patologias virais como a dengue, a chikungunya ou o vírus zika.
  • Condições como a cirrose hepática ou a anemia plástica.
  • O uso de certos medicamentos.
  • A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico.
  • Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia, no entanto será sempre necessária uma revisão médica exaustiva para encontrar a origem desta condição.
2

Uma vez que as causas de uma descida da contagem de plaquetas são muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

3

Os sintomas das plaquetas baixas podem variar ligeiramente de um paciente para outro, no entanto os sinais mais comuns são:

  • Fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.
  • Quando a descida de plaquetas de maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer golpe ligeiro. Os hematomas são frequentes e evidentes, inclusive quando não recebemos nenhum golpe na zona afetada.
  • Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, idênticas a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e torso, embora possam estar ao longo de todo o corpo. Os pacientes com dengue, chikungunya ou vírus zika costumam apresentar estes sinais.
  • Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um risco elevado de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas. Nestes casos a hospitalização é necessária para estabilizar o paciente e aumentar as plaquetas.

É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível não apresentar nenhum sintoma, pelo que o paciente desconhece que conta com as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infecção leve.

4

Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de dengue, infecções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrentar uma quimioterapia, pode ser mais difícil.

A média normal de plaquetas no sangue de um adulto deve variar entre 150.000 a 350.000 para cada microlitro. Você consegue encontrar esse valor no exame de sangue representado pela sigla VR. Mesmo assim, é preciso que um médico interprete os resultados para chegar ao diagnóstico correto.

5

Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado. Além disso, convidamos você a consultar estes artigos que podem ser do seu interesse:

  • Por que as plaquetas baixam
  • O que fazer se tenho as plaquetas baixas
  • Alimentos para subir as plaquetas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.