Outros Saúde dos ossos

Quais são os sintomas de bico de papagaio

Quais são os sintomas de bico de papagaio

Os bicos de papagaio são na verdade osteófitos, que surgem por causa de uma moléstia de seu nome osteofitose. Basicamente são pequenas artroses que aparecem na coluna vertebral e que provocam dor além de muito incômodo. Surgem na maioria das vezes por má postura e a maior parte dos casos são de gravidade leve. Por isso se passa muitas horas de pé ou sentado, com níveis de estresse elevados é melhor estar atento aos sintomas de bico de papagaio, e de seguida em umComo dizemos-lhe quais são.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da osteoporose

Índice

  1. Causas dos bicos de papagaio
  2. Sintomas do bico de papagaio (osteófitos)
  3. Tratamento do bico de papagaio
  4. Esporão de Galo/Calcâneo e Osteófito Cervical

Causas dos bicos de papagaio

Os osteófitos ou bicos de papagaio têm esse nome porque quando diagnosticados através de uma radiografia mostram os ossos com uma deformação que se assemelha a um bico de papagaio. Esse fenômeno acontece por desidratação do disco vertebral, um processo degenerativo irreversível. Isso pode ser causado por espondilose, pré-disposição genética, sobrecarga articular, problemas anteriores em outros ossos do corpo ou por impactos sofridos, além de obesidade. Na maioria das vezes é uma condição leve que é provocada por má postura ao longo da vida, falta de atividade física e períodos intensos de estresse.

Quais são os sintomas de bico de papagaio - Causas dos bicos de papagaio

Sintomas do bico de papagaio (osteófitos)

Se habitualmente leva um estilo de vida como descrito anteriormente é preferível marcar uma consulta com seu médico e checar se está tudo bem, principalmente se começar a apresentar os seguintes sintomas:

  • Dores fortes com incidência nas costas, que possam alongar-se para a coxa, principalmente em movimento.
  • As pernas apresentarem uma sensação de formigamento se a lesão for na zona lombar, ou nos braços se for na zona cervical.
  • Força muscular diminuída.

Tratamento do bico de papagaio

Se realmente for diagnosticado um bico de papagaio, existem formas de tratamento para aliviar as dores e controlar a doença de forma a poder continuar a ter qualidade de vida e evitar possíveis lesões mais graves, mesmo sendo um processo degenerativo irreversível existem dois tipos de tratamento, o conservador e o cirúrgico. O primeiro consiste em adotar novos hábitos como uma boa postura, fazer atividade física, fisioterapia, fármacos e acupuntura. Nos casos mais graves com dores agudas, desalinhamento da coluna, dano neurológico súbito ou alteração da força nos membros superiores se procede ao tratamento cirúrgico, através do enxerto ósseo e implantes.

Esporão de Galo/Calcâneo e Osteófito Cervical

Em outras áreas do corpo os bicos de papagaio têm outros nomes. Por exemplo no pé ele é chamado de esporão de galo ou calcâneo e quando se localiza na zona cervical/pescoço é um osteófito cervical e ambos têm sintomas locais que ajudam a descobrir o problema.

Esporão de Galo/Calcâneo

É caracterizado pelo aparecimento de uma protuberância óssea na base do osso calcâneo, mais precisamente na sola do pé ou até bem perto da inserção do tendão de Aquiles, na região posterior do calcâneo. Essa inflamação afeta o osso mas também os tendões. Com o passar do tempo leva à calcificação de tecidos ao redor do osso calcâneo. A única forma de diagnóstico é através de uma radiografia, e normalmente só através da dor no local é que se descobre que existe um problema. No entanto nem todas as dores no pé são sinal da existência de um esporão, deve sempre consultar o seu médico. Esse tipo de moléstia é causada por atividade física em excesso, principalmente de alto impacto (corrida), outros fatores responsáveis são o uso de calçado inadequado, o excesso de peso e também o tipo de pé da pessoa, se é mais plano ou cavo. Se sofre de esporão do calcâneo, então confira os nossos conselhos para se livrar de um esporão do calcâneo.

Osteófito Cervical

Quando o bico de papagaio ou o osteófito se localiza na cervical podem ocorrer problemas de vertigens e/ou tonturas, principalmente quando rodamos a cabeça e alteramos a pressão e circulação intracraniana. Neste caso a osteofitose ocorre num osso cervical que ao rodar a cabeça acaba por provocar uma compressão da artéria cervical, diminuindo o fluxo sanguíneo para o cérebro resultando na tal vertigem, essa mesma vertigem desaparece quando a cabeça volta à posição normal. Como nas outras situações, o diagnóstico é feito através de uma radiografia da coluna cervical, ou uma ecodoppler (exame com ultrassom para medir o fluxo sanguíneo) arterial das artérias vertebrais e uma arteriografia vertebral.

Sugestão: Esclerose subcondral - tratamento e causas

Quais são os sintomas de bico de papagaio - Esporão de Galo/Calcâneo e Osteófito Cervical

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de bico de papagaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tiver algum desses sintomas deve consultar o seu médico. Se não tem nenhum sintoma mas o seu ritmo de vida é sedentário, estressado, passa muitas horas de pé ou sentado com má postura convém começar a mudar agora mesmo para depois não sofrer as consequências.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ANINHA CORRÊA
FUI AO ORTOPEDIA PQ ESTAVA COM MTA DOR NAS MÃOS E TBM COM FORMIGAMENTO E QUEIMAÇÃO... E AO TIRAR RX.. FOI DITO Q EU ESTOU COM BICO DE PAPAGAIO NA MÃO?!?! POIS NUNCA OUVI FALAR Q ISSO DAVA NAS MÃO?! :O .. E SIM SÓ NA COLUNA. PODERIA ME DIZER ALGO MAIS SOBRE O ASSUNTO? GRATA.
1 de 3
Quais são os sintomas de bico de papagaio