Câncer de tiroide

Quais são os sintomas de câncer de tiroide

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas de câncer de tiroide

O Câncer de tiroide faz referência a crescimento de um tumor maligno no interior da glândula da tiroide, a qual se encontra situada no pescoço, por cima da traqueia. Um diagnóstico atempado desta doença é a chave para que a sua evolução seja benigna e, assim sendo, convém estar atento aos seus sintomas e às revisões médicas periódicas. Para aprofundar esta questão, recomendamos-lhe que continue a ler este artigo do umComo em que detalhamos quais são os sintomas de câncer de tiroide, assim como os tipos e os fatores de risco.

Passos a seguir:
1

O câncer de tiroide acontece, como indicamos, quando se desenvolvem células malignas nos tecidos da glândula tiroide. Para que possa localizar esta glândula no corpo, deve saber que se localiza na base da garganta, logo por baixo do pomo-de-adão e que não se pode apalpar através da pele. Esta glândula neuroendócrina tem uma função muito importante no organismo, ela é a responsável por produzir os hormônios tri-iodotironina, tiroxina e calcitonina, as quais exercem uma grande influência no metabolismo e são a chave no processo de crescimento e amadurecimento do organismo. têm funções tão importantes como controlar a frequência cardíaca, a temperatura do corpo ou a quantidade de cálcio no sangue.

Quais são os sintomas de câncer de tiroide - Passo 1
2

Antes de ver os possíveis sintomas de câncer de tiroide, é conveniente assinalar que existem diferentes tipos deste câncer, temos então:

  • Câncer de tiroide papilar: este é o tipo mais comum, cresce de forma muito lenta e é mais frequente em mulheres do que em homens.
  • Câncer de tiroide anaplásico: é o mais perigoso dos cânceres de tiroide e pouco frequente.
  • Câncer de tiroide medular: é um tipo de câncer de células não tiroideias que tende a ser hereditário.
  • Câncer de tiroide folicular: produz-se nas células foliculares da tiroide, tem um crescimento lento e é mais frequente em pessoas mais idosas.
3

Existem determinados fatores de risco que aumentam as probabilidades de contrair câncer de tiroide. Em seguida dizemos-lhe quais são, mas tenha em conta que, ter um ou vários destes fatores de risco não quer dizer que venha a sofrer desta patologia:

  • Embora possa afetar todas as idades, o câncer de tiroide é mais comum em mulheres de entre os 25 e 65 anos de idade.
  • Ter antecedentes familiares de câncer de tiroide ou bócio crônico (aumento do tamanho da glândula tiroide).
  • Ter estado exposto a radiação na cabeça ou pescoço.
  • Condições de índole genética como por exemplo câncer de tiroide medular familiar, síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2A ou tipo 2B.
4

É possível que o câncer de tiroide não se manifeste através de sintomas precoces, por isso, em muitos casos é diagnosticado durante um exame médico de rotina. No entanto, a sintomatologia pode variar em função do tipo de câncer de tiroide de que se trate, em termos gerais, abarca os seguintes sintomas:

  • Presença de nódulo ou massa no pescoço, o qual em algumas ocasiões cresce de forma rápida
  • Inflamação do pescoço
  • Tosse constante
  • Dores ou desconfortos na zona frontal do pescoço, as quais se podem estender até chegarem aos ouvidos.
  • Dificuldades em respirar com normalidade
  • Rouquidão ou alterações na voz
  • Problemas para engolir os alimentos de forma adequada
Quais são os sintomas de câncer de tiroide - Passo 4
5

Perante a manifestação de qualquer dos sintomas anteriormente mencionados, será fundamental que consulte o seu médico imediatamente. é certo que muitos destes sintomas também podem ser consequência de muitas outras condições, mas é sempre conveniente contar com a opinião médica para saber com exatidão as causas do que está originando esses sintomas.

6

Regra geral, o diagnóstico deste tipo de câncer é feito através de um exame físico, da análise de antecedentes familiares e alguns testes médicos como por exemplo, uma laringoscopia, uma biópsia da tiroide, um exame dos hormônios no sangue, uma ecografia da tiroide, entre outros. É fundamental um diagnóstico atempado para a sua cura e iniciar o tratamento correspondente para cada caso.

Quais são os sintomas de câncer de tiroide - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de câncer de tiroide, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são os sintomas de câncer de tiroide