Partilhar

Quais são os sintomas de câncer nos testículos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas de câncer nos testículos

A incidência do câncer de testículos considera-se muito baixa em relação a outros tipos de tumores, representando entre 0,5 a 1% dos casos de câncer em homens. No entanto, trata-se de uma doença cujos casos têm aumentado nos últimos 20 anos, motivo pelo qual é importante estar a par dos principais sinais desta patologia para detectá-la a tempo e ir a um especialista. Se você está se perguntando quais são os sintomas de câncer nos testículos continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos com detalhe os seus principais sinais e facilitamos para você alguns dados a respeito desta doença.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de câncer de tireoide
Passos a seguir:
1

O risco de sofrer muitos tumores aumentou nos últimos 50 ou 60 anos, como é o caso do câncer de próstata. No entanto, o câncer de testículos considera-se uma patologia que afeta maioritariamente homens jovens entre os 20 e os 39 anos, sendo extremamente raro após esta idade.

Além disso, existem outros fatores de risco que aumentam a possibilidade do seu desenvolvimento, entre eles destacam-se:

  • Ter antecedentes familiares de câncer testicular.
  • Ter sofrido de algum tipo de desenvolvimento anormal dos testículos.
  • Ter um testículo que não desceu ou que o fez após o nascimento.
Quais são os sintomas de câncer nos testículos - Passo 1
2

Os sintomas do câncer de testículos mais comuns são:

  • Presença de um caroço no testículo. Esta protuberância, no geral, não costuma doer ou incomodar, no entanto, um pequeno grupo de pacientes pode apresentar uma dor que aumenta com o passar do tempo.
  • Inflamação ou aumento de um dos testículos, normalmente como consequência do caroço. O paciente também pode sentir que o testículo afetado pesa um pouco mais do que o outro.
  • Dor abdominal, nas costas ou na virilha.
  • Certos pacientes podem apresentar um aumento de seis seios produzido pelo aumento do hormônio gonadotrofina coriônica, um sinal que convém prestar atenção.
Quais são os sintomas de câncer nos testículos - Passo 2
3

Quem se encontra na faixa etária indicada e, além disso, apresenta um ou vários fatores de risco, deverá examinar seus testículos de forma frequente para detectar alguma irregularidade. Este procedimento será crucial para poder determinar a existência da doença na sua fase mais precoce, por isso convidamos você a consultar o nosso artigo como fazer o autoexame testicular.

Perante a suspeita desta doença é fundamental visitar um urologista, que poderá realizar determinados estudos para identificar a origem do problema. Alguns dos exames para detectar o câncer testicular mais utilizados são:

  • Ecografia de testículos.
  • Análise sanguínea para marcadores tumorais.
  • Podem ser realizados estudos como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética para determinar se o tumor se espalhou para outra área.
Quais são os sintomas de câncer nos testículos - Passo 3
4

O tratamento do câncer de testículos dependerá do estágio em que se encontre a doença. Os tratamentos mais comuns são:

  • Cirurgia de remoção: utiliza-se habitualmente no estágio I da doença, consiste em retirar o tumor através de uma incisão inguinal. É possível retirar os gânglios linfáticos afetados também.
  • Quimioterapia: um tratamento utilizado para pacientes no estágio II e III e também em alguns casos no estádio I como forma preventiva depois da cirurgia.
  • Radioterapia: utilizada também para o tratamento de alguns tipos de câncer testicular no estádio I e II.

Além da sua baixa incidência, este tipo de câncer conta com um prognóstico de cura favorável em torno de 95%, valor que variará dependendo do estágio no qual se encontre a doença.

Quais são os sintomas de câncer nos testículos - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de câncer nos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas de câncer nos testículos

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os sintomas de câncer nos testículos
1 de 5
Quais são os sintomas de câncer nos testículos

Voltar ao topo da página