Quais são os sintomas de fecundação

Quais são os sintomas de fecundação

Quando o embrião se fixa na parede do útero materno, inicia-se literalmente a gestação. Isso indica que houve a fecundação, sendo que a implantação do óvulo na cavidade uterina é indicada por um pequeno sangramento, mas existem outros sinais que ajudam a saber se a mulher engravidou. Para entender melhor quais são os sintomas de fecundação veja o que o umComo.com.br tem para falar sobre o assunto com as informações que coletou.

Passos a seguir:
1

Entre os sintomas de fecundação, um bastante emblemático é o pequeno sangramento que se assemelha com o corrimento rosado na calcinha, pois é o sinal de que o embrião, resultado da fecundação do óvulo, se locomoveu até chegar ao útero, onde se fixa em sua parede para dar início à gestação propriamente dita. Devido a essa fixação, ocorre também outro sinal da fecundação que é a dor abdominal, que parece uma cólica menstrual.

2

Vale lembrar que quando ocorre a fecundação, a cabeça do espermatozoide entra no óvulo, sendo que a sua cauda se desprende e fica de fora. A partir disso, acontece a divisão celular, em menos de 24 horas e, 72 horas depois, o óvulo já possui oito células, sendo que o processo se completa em cerca de quatro dias após a fecundação. É nesse momento que o óvulo fecundado chega ao útero.

3

A implantação do óvulo na parede do útero é por volta do sexto dia, sendo que é esse o motivo das dores abdominais, que podem ser intensas, o que varia conforme cada mulher. A nidação, ou seja, a implantação ocorre pelo décimo dia. Já o sangramento que caracteriza a ocasião pode ser também ralo e aguado, além de receber tonalidade caramelo ou mesmo cor de borra de café.

4

No entanto, nem todas as mulheres passam por esses sintomas, sendo que o sangramento pode até mesmo passar despercebido, pois não se trata de algo muito volumoso. Além disso, o mais comum é que o corrimento rosado apareça até ao décimo segundo dia do período fértil. Já a cólica ocorre até ao sétimo dia após o período fértil. De qualquer forma, existem outros sinais que podem indicar que a fecundação aconteceu, como sonolência e cansaço, uma vez que o corpo está passando por mudanças que o desestabiliza temporariamente.

5

Outro sintoma da fecundação é uma dor de cabeça leve, porém, persistente e, por fim, os seios podem ficar doloridos e inchados. Outro sintoma da fecundação e posterior nidação são os níveis do hormônio HCG que aumentam, sendo que a partir do sétimo dia já existe um aumento significativo, o qual pode ser percebido pelos exames de sangue. No entanto, para garantir que o resultado esteja realmente certo, indica-se o teste para saber se você está grávida seja feito quando se estima que a fecundação tenha completado duas semanas.

6

Já mais adiante, quando a fecundação completa em torno de quatro semanas, novos sintomas surgem, sendo que agora são aqueles mais conhecidos como os primeiros sinais da gravidez. Entre eles, destacam-se as náuseas pela manhã e o atraso da menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de fecundação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.