Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina

Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina
Imagem: buscasaude.com.br

Os antidepressivos são drogas que podem viciar nosso organismo, fazendo com que nos sintamos ótimos enquanto os tomamos e péssimos quando paramos. O conjunto dessas reações de mau estar após a descontinuação ou diminuição acentuada da dose de uma droga tem o nome de "Síndrome de Abstinência", e este estado pode ser identificado claramente através dos sintomas, que surgem cerca de 24 a 72 horas após a interrupção da toma. Se você está procurando saber quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina, saiba que preparámos este artigo umComo.com.br acerca disso. Continue lendo para descobrir!

Passos a seguir:
1

A venlafaxina, ou cloridrato de venlafaxina, é o princípio ativo de alguns medicamentos antidepressivos tais como Efexor, Venlift e Venlaxin. É uma substância indicada para o tratamento de depressão, estados de ansiedade e fobias.

2

Quando a administração de um antidepressivo baseado em venlafaxina é interrompida, surgem, após 24 a 72 horas, vários efeitos negativos no paciente, aos quais se dá o nome de Síndrome de Abstinência da venlafaxina.

3

A nível neurológico e motor o usuário da venlafaxina que vê seu tratamento interrompido passa pela experiência de sentir cefaleia, falta de coordenação motora, tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia, alterações de sensibilidade da pele e tremores.

Imagem: menhealthiswealth.wordpress.com
4

A nível psiquiátrico os sintomas não são muito melhores: insônia, irritabilidade, ansiedade, choro espontâneo, sonhos vívidos e distúrbios de humor são os mais frequentes.

5

A Síndrome de Abstinência da venlafaxina apresenta ainda sintomas gastrintestinais, tais como diminuição do apetite, alterações do hábito intestinal, náuseas e vômitos.

6

A nível somático, o paciente sente fadiga, letargia, calafrios, dores musculares e congestão nasal.

Imagem: zerottonove.it
7

A intensidade e frequência dos sintomas varia de caso para caso, sendo uma experiência sobretudo intensa para quem está sendo tratado com venlafaxina há mais tempo.

8

Os sintomas podem durar entre 1 a 3 semanas e, depois desse período, geralmente observa-se um fenômeno conhecido como “rebote”, ou seja, o paciente volta à condição psiquiátrica na qual se encontrava antes de iniciar a toma do medicamento.

9

O tratamento para parar os sintomas da Síndrome de Abstinência consiste em voltar a tomar a medicação em causa, neste caso a venlafaxina, e melhorias são observadas dentro de 24 horas.

Imagem: be-slim.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de Síndrome de Abstinência da venlafaxina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Os sintomas da Síndrome de Abstinência podem ser evitados com reduções graduais e diárias da dose do medicamento, ao longo de quatro a seis semanas.