Quais são os sintomas de um mioma uterino

Quais são os sintomas de um mioma uterino

Os miomas ou fibromas uterinos são tumores benignos que aparecem no útero das mulheres em idade reprodutiva. Ainda que sejam muito comuns e em muitas ocasiões não representem um problema maior para a mulher, dependendo do lugar em que se localizem dentro do útero e de seu tamanho podem gerar dores intensas, anemia, infecções urinárias ou afetar a fertilidade. Se quiser saber mais a respeito deste tema, em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas de um mioma uterino e a forma de detectá-lo.

Passos a seguir:
1

Os miomas uterinos são classificados de acordo com sua localização dentro do útero o que também determinará seus efeitos sobre a saúde, a fertilidade e o tipo de tratamento a aplicar. Desta forma os tipos de fibromas são:

  • Miometrais: localizados na parede muscular do útero
  • Submucosos: encontram-se sob a superfície do revestimento do útero e desenvolvem-se em direção à cavidade do mesmo. Costumam ser os miomas que apresentam mais complicações podendo afetar a fertilidade.
  • Subserosos: localizam-se e crescem em direção à parte externa da matriz.
  • Pediculados: estão no pedúnculo externo do útero ou dentro da cavidade do mesmo.
2

Muitos miomas uterinos, dependendo de seu tamanho e localização, podem não apresentar nenhum sintoma e ser detectados unicamente depois de um exame ginecológico. Às vezes são tão pequenos que conseguem ser dissolvidos com o uso das pílulas anticoncepcionais sem que a paciente note sua presença.

3

No caso de fibromas sintomáticos, um sinal claro de sua presença é o sangramento entre as menstruações, o que pode fazer com que a mulher pense que teve um descontrole menstrual.

4

Outro sintoma de um mioma uterino é o sangramento menstrual muito abundante que às vezes pode apresentar coágulos. Isto implica que às vezes os períodos durem mais do que o normal.

5

Sentir dor durante as relações sexuais pode ser também parte dos sintomas dos miomas uterinos. Isto dependerá da localização do fibroma.

6

Outros sinais de fibromas uterinos são:

  • Dores menstruais e cãibras na zona pélvica
  • Pressão no ventre
  • Desejos de urinar com maior frequência

Sugestão: É normal sair pedaços de sangue durante a menstruação?

7

Se você apresenta vários destes sinais o mais conveniente é procurar um ginecologista para um exame completo. Esta é a única forma de detectar miomas uterinos de maneira eficiente e aplicar assim o tratamento indicado de acordo com o caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de um mioma uterino, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.