Quais são os sintomas de uma infecção de ouvido

Quais são os sintomas de uma infecção de ouvido

A otite é uma inflamação no ouvido produzida geralmente por uma infecção; trata-se de um problema comum, principalmente na infância, e que pode gerar dores e incômodos no paciente. Quando são ocasionais, as infecções de ouvido costumam desaparecer sozinhas, no entanto, ao aparecerem de forma frequente aumenta a possibilidade dos fluídos se acumularem no ouvido, complicando o quadro. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, quais são os sintomas de uma infecção de ouvido e os fatores de risco desta condição.

Passos a seguir:
1

A infecção de ouvido mais comum é a otite média, um problema bastante frequente na infância devido à obstrução das Trompas de Eustáquio (que acontece com facilidade), mas também porque as crianças costumam estar em um meio muito propício à propagação de bactérias.

Os fatores de risco que aumentam as possibilidades de sofrer uma infecção de ouvido são:

  • Excesso de salivação e mucosidade presente durante a dentição
  • Frequentar creches, espaços onde a propagação de bactérias é comum.
  • Sofrer alergias.
  • A estação do inverno, pois o clima frio aumenta a possibilidade de otite.
  • Crianças expostas ao cigarro de forma frequente.
  • Tomar mamadeira.
  • Ter sofrido infecções de ouvido anteriormente, aumentando assim as possibilidades de se repetirem.
2

Detectar os sintomas de uma infecção de ouvido é importante principalmente no caso de bebês ou crianças muito pequenas, que ainda não sabem falar para expressar o que está doendo. Os sinais mais comuns desta condição são:

  • Dor de ouvido; no caso de crianças muito pequenas é possível que o bebê toque na sua orelha constantemente, coce ou puxe tentando aliviar os incômodos. Nem sempre que o bebê toca no seu ouvido quer dizer que existe infecção, por isso a opinião de um médico é importantíssima.
  • O choro frequente e a irritabilidade são sinais de uma possível infecção de ouvido, principalmente se acompanhados de febre.
  • As dificuldades para dormir pela dor também são sinal de que algo está errado com seu bebê.
  • No caso de crianças mais velhas, o pequeno manifestará dor de ouvido, problemas para escutar, mal-estar geral, líquido por trás do tímpano, irritabilidade, vômitos e diarreia.
3

As infecções de ouvido costumam aparecer após um resfriado ou um quadro de alergia; também se manifestam após qualquer infecção ou doença, pois o sistema imunológico se encontra debilitado, facilitando a entrada de novos vírus e bactérias.

4

A maior parte das infecções de ouvido se curam sozinhas sem o uso de antibióticos, sendo necessário atender à dor em casa para reduzir os incômodos e melhorar o quadro. No entanto, existem casos em que devemos levar a criança ao médico em seguida:

  • No caso de bebês de 6 meses ou menos.
  • Em crianças que apresentam uma febre superior a 38 ºC ou cujos sintomas e incômodos não melhorem depois de um par de dias.
  • Se a criança manifestar uma dor muito intensa ou se esta dor parar de forma repentina, o tímpano poderia ter se rompido.
  • Quando aparecerem outros sintomas como secreções de líquido ou pus, enjoos ou inflamação da orelha.
  • Se ao invés dos sintomas reduzirem, eles piorarem após 24 ou 48 horas.
5

As compressas de água quente aplicadas no ouvido afetado ajudam a diminuir de forma importante a inflamação e dores. Do mesmo modo podem ser aplicadas gotas analgésicas sem receita e administrar medicamentos como o ibuprofeno para diminuir a dor. Se depois de 48 horas os sintomas não diminuírem, é necessário consultar um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma infecção de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.