Outros Os rins

Quais são os sintomas de uma infecção no rim

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 dezembro 2019
Quais são os sintomas de uma infecção no rim

A infecção no rim, também conhecida como pielonefrite, é uma infecção urinária nas vias superiores que se produz geralmente quando as bactérias ascendem da bexiga para estes órgãos pelos ureteres, causando um quadro que deve ser atendido rapidamente para evitar complicações maiores que possam afetar o nosso bem-estar renal. Detectar os sinais desta condição e identificar as suas causas e em quais casos somos mais propensos a sofrer dela é essencial para a nossa saúde, por isso em umComo.com.br explicamos a você em detalhes quais são os sintomas de uma infecção no rim e o que devemos ter em conta a respeito desta condição.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma infecção nos rins
Passos a seguir:
1

A infecção no rim ou pielonefrite costuma apresentar-se em pessoas que previamente tiveram uma infecção urinária, especialmente se a mesma não foi atendida adequadamente, se não se realizou o tratamento antibiótico completo receitado pelo especialista ou quando a bactéria é especialmente forte e resistente. No entanto, esta condição também pode se manifestar devido a:

  • Cistite frequente.
  • Pessoas com cálculos renais.
  • Quem sofre de nefropatia por refluxo.
  • Pessoas que recentemente foram submetidas a exames ou intervenções nos quais se manipularam as vias urinarias.
  • Pessoas com sondas.
  • Quem foi submetido a tratamentos antibióticos recentes, pois está mais exposto ao contágio de bactérias.
  • Contato com bactérias que podem causar a infecção.
Quais são os sintomas de uma infecção no rim - Passo 1
2

Os sintomas de uma infecção no rim mais comuns são:

  • Dor localizada, normalmente na zona lombar, ainda que também possa se apresentar em outras áreas do abdômen ou se estender para a área da virilha.
  • Febre que se estende por mais de 2 dias.
  • Calafrios.
  • Falta de apetite, náuseas e vômitos.
  • Além disso, podem surgir outros sintomas próprios das infecções urinárias como ardor e desconforto ao urinar, desejo constante de urinar com pouca quantidade de líquido, sensação de não ter esvaziado por completo a bexiga.
Quais são os sintomas de uma infecção no rim - Passo 2
3

Perante estes sintomas é fundamental consultar um urologista ou o seu médico para realizar todos os estudos que permitam determinar se se trata de uma infecção nos rins. Os exames de sangue e de urina junto com os cultivos são as formas nas quais mais rapidamente se identifica esta condição.

O tratamento antibiótico costuma ser o utilizado para lutar contra a infecção; no entanto, é fundamental não se automedicar pois previamente deve identificar exatamente qual é a bactéria contra a qual deverá lutar e qual é o tipo de antibióticos mais indicado para isso. Em alguns casos pode ser necessária a hospitalização para avaliar a evolução do paciente frente ao tratamento.

A atenção imediata é fundamental para evitar as possíveis complicações desta condição, entre as quais se destacam: o dano renal permanente, a infecção renal crônica, um abscesso nos rins ou uma inflamação importante na zona que rodeia estes órgãos. Os pacientes com diabetes, cirrose ou condições que comprometem o sistema imunológico deverão ser monitorados muito de perto por um especialista.

Quais são os sintomas de uma infecção no rim - Passo 3

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma infecção no rim, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são os sintomas de uma infecção no rim