Problemas de tiroide

Quais são os sintomas do bócio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os sintomas do bócio
Imagem: appealmagazine.com

O bócio é o aumento de tamanho da glândula tireoide. Esta glândula neuroendócrina encontra-se na parte da frente do pescoço, sobre a traqueia, logo por baixo da maçã-de-adão. Os hormônios tireoidianos (tiroxina e triodotironina) são responsáveis por regular todo o metabolismo do nosso corpo, por isso são essenciais para manter nosso equilíbrio. Estes hormônios são produzidos, armazenados e liberados na glândula tireoide. Se quer saber quais são os sintomas do bócio para identificar e tratá-lo, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o bócio

Passos a seguir:

1

O primeiro que deve saber é que existem diferentes tipos de bócio em função da gravidade e da forma, principalmente. Dependendo da gravidade, distinguimos entre bócio simples e bócio nodular tóxico.

  • Bócio simples: é produzido quando o aumento da glândula tireoide não é acompanhado de hipertiroidismo, hipotiroidismo ou outras doenças mais graves. Trata-se de um processo inflamatório não tóxico.
  • Bócio nodular tóxico: ocorre quando o aumento de tamanho das tireoides é causado pela presença de nódulos. Normalmente, vem derivado de um bócio simples.

Segundo a forma, o bócio pode ser difuso, nodular ou multinodular.

2

São muitas as causas que provocam o aparecimento de bócio, no entanto não existe um padrão específico. Em alguns casos, observou-se que o motivo desta condição é o déficit de iodo; em outros, a causa é a inflamação da glândula tireoide; também acontece devido a alterações congênitas, etc. O que a maioria tem em comum é que sofrem de uma anomalia, leve ou grave, na formação dos hormônios tireoidianos. Em qualquer caso, é importante ir ao médico para ser examinado assim que notar os primeiros sintomas.

3

Principalmente nos casos de bócio simples, os pacientes não costumam apresentar sintomas, mas o problema é identificado através de exames de rotina ou depois de uma visita ao médico por outro motivo. Por isso é tão importante fazer exames médicos de forma regular.

4

Em alguns casos, é possível notar um vulto na parte da frente do pescoço ao apalpá-lo. Este vulto não tem que apresentar dor ao tocar, na realidade muitos pacientes não sentem nenhum tipo de incomodidade.

5

Quando o bócio é maior e inclusive pode ser apreciado à vista, costuma vir acompanhado de outros sintomas. O mais frequente é a dificuldade na hora de respirar pela compressão da traqueia e estruturas vizinhas, depois da glândula tireoide aumentar consideravelmente de tamanho. Quando se chega a este ponto, o tratamento costuma ser cirúrgico (retira-se uma parte da tireoide ou ela inteira).

Quais são os sintomas do bócio - Passo 5
Imagem: nutricion.com
6

A tosse acompanhada de irritação na garganta é outro sintoma do bócio bem comum. Além disso pode produzir ronquidão ou outras mudanças na voz, problemas para engolir e incômodos.

7

Nos casos em que o tamanho do bócio é muito grande, até ao ponto de se introduzir na parte retroesternal, é possível que produza enjoos e inclusive síncope. Se não se produz uma compressão das estruturas vizinhas à glândula tireoide, o tratamento para combater o bócio costuma ser médico, em função dos sintomas e da causa. O médico fará um acompanhamento do paciente para observar a evolução do bócio e pedirá os exames apropriados para comprovar que tudo funciona corretamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do bócio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: appealmagazine.com
Imagem: nutricion.com
1 de 2
Quais são os sintomas do bócio