Câncer de útero

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero
Imagem: primeirahora.com.br

O câncer de colo do útero ou cervical origina-se por uma proliferação anômala das células do colo uterino, as quais sofrem mudanças denominadas displasias, e em uma etapa mais avançada começam a crescer células que não são normais. Elas se espalham tanto no colo uterino como nas zonas mais próximas. Embora haja outros fatores de risco, a principal causa do câncer de colo uterino costuma ser o Vírus do Papiloma Humano (HPV), um vírus comum que se contagia através das relações sexuais. Além disso, este é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres, por isso, para se prevenir de problemas graves de saúde, é importantíssimo ter os exames ginecológicos em dia e desfrutar de um sexo responsável. No seguinte artigo de umComo, ajudamos você a reconhecer os sintomas do câncer de colo de útero.

Também lhe pode interessar: Tratamento para o câncer do colo do útero
Passos a seguir:
1

Na primeira etapa da doença, o câncer de colo do útero não costuma apresentar sintomas que possamos detectar, já que como mencionamos anteriormente, ele se inicia com mudanças lentas que avançam de forma progressiva nas células e pode demorar inclusive anos para se desenvolver. Por isso, é tão importante que as mulheres se submetam a exames ginecológicos regulares, como a citologia vaginal ou o exame de Papanicolau, para detectar se há HPV ou células que não são normais no colo uterino.

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero - Passo 1
Imagem: valentinomagno.com.br
2

No entanto, quando esta doença começa a se manifestar, um dos sintomas apresentado é a presença de sangramentos vaginais anormais, seja entre menstruações, depois de manter relações sexuais ou após a menopausa. Normalmente, em um início são pequenas perdas de sangue que aumentam cada vez mais.

3

Outro dos sintomas do câncer de colo do útero é um fluxo vaginal abundante, de uma cor rosácea ou marrom, aquosa, com sangue e inclusive com um cheiro muito forte e desagradável.

4

Quando se sofre desta doença, os períodos menstruais podem ser mais abundantes e duradouros que as menstruações normais.

5

As dores pélvicas, que podem ser propagadas para as pernas, e os desconfortos severos após o coito também são condições que normalmente se manifestam com o câncer do colo uterino.

6

Em uma fase mais avançada da doença, é provável que apareçam outros sintomas como:

  • Dor ao urinar.
  • Presença de sangue nas fezes e na urina.
  • Dor nas costas, pernas e ossos.
  • Inapetência e perda de peso.
7

Perante a presença de qualquer dos sintomas aqui mencionados, é fundamental que visite seu ginecologista para que a examine detalhadamente e solicite os exames necessários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de colo do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Faça um controle preciso e exaustivo de seus exames ginecológicos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
patricia paulo
ola será que estou perante uma situação de câncer do útero, antes o meu período fazia 4 dias depois de um aborto no mês de Agosto o meu período mudou todo o mês de setembro passei a sangrar, com uma pausa de 2 dias já no mês de outubro a menstruação apareceu no dia 1 durou 4 dias quando tive relações com o meu marido tive muita dor e o período voltou a aparecer e já está a fazer 10 dias sinto algumas dores na coluna cansaço e irritada com facilidade. o que me dizem?
Maridalva Souza
Tenho uma amiga que apresentou quadro de coceira vaginal, fez uso de medicamentos prescritos pela ginecologista, mas não resolveu, com exame mais detalhado foi diagnosticado câncer de colo de útero. Então, melhor não deixar de dar importância para o que parece ser um sintoma simples.
Maria Isabel Segundo deo Amaral
Por vezes tenho sangramento leve após as relações sexuais, tenho ido as consultas de genecologia, mas depois de ler o artigo fiquei preocupada.
Imagem: primeirahora.com.br
Imagem: valentinomagno.com.br
1 de 2
Quais são os sintomas do câncer de colo do útero