Quais são os sintomas do câncer de colo do útero

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero
Imagem: primeirahora.com.br

O câncer de colo do útero ou cervical origina-se por uma proliferação anômala das células do colo uterino, as quais sofrem mudanças denominadas displasias, e em uma etapa mais avançada começam a crescer células que não são normais. Elas se espalham tanto no colo uterino como nas zonas mais próximas. Embora haja outros fatores de risco, a principal causa do câncer de colo uterino costuma ser o Vírus do Papiloma Humano (HPV), um vírus comum que se contagia através das relações sexuais. Além disso, este é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres, por isso, para se prevenir de problemas graves de saúde, é importantíssimo ter os exames ginecológicos em dia e desfrutar de um sexo responsável. No seguinte artigo de umComo, ajudamos você a reconhecer os sintomas do câncer de colo de útero.

Passos a seguir:
1

Na primeira etapa da doença, o câncer de colo do útero não costuma apresentar sintomas que possamos detectar, já que como mencionamos anteriormente, ele se inicia com mudanças lentas que avançam de forma progressiva nas células e pode demorar inclusive anos para se desenvolver. Por isso, é tão importante que as mulheres se submetam a exames ginecológicos regulares, como a citologia vaginal ou o exame de Papanicolau, para detectar se há HPV ou células que não são normais no colo uterino.

Imagem: valentinomagno.com.br
2

No entanto, quando esta doença começa a se manifestar, um dos sintomas apresentado é a presença de sangramentos vaginais anormais, seja entre menstruações, depois de manter relações sexuais ou após a menopausa. Normalmente, em um início são pequenas perdas de sangue que aumentam cada vez mais.

3

Outro dos sintomas do câncer de colo do útero é um fluxo vaginal abundante, de uma cor rosácea ou marrom, aquosa, com sangue e inclusive com um cheiro muito forte e desagradável.

4

Quando se sofre desta doença, os períodos menstruais podem ser mais abundantes e duradouros que as menstruações normais.

5

As dores pélvicas, que podem ser propagadas para as pernas, e os desconfortos severos após o coito também são condições que normalmente se manifestam com o câncer do colo uterino.

6

Em uma fase mais avançada da doença, é provável que apareçam outros sintomas como:

  • Dor ao urinar.
  • Presença de sangue nas fezes e na urina.
  • Dor nas costas, pernas e ossos.
  • Inapetência e perda de peso.
7

Perante a presença de qualquer dos sintomas aqui mencionados, é fundamental que visite seu ginecologista para que a examine detalhadamente e solicite os exames necessários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de colo do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Faça um controle preciso e exaustivo de seus exames ginecológicos.