Quais são os sintomas do câncer de faringe

Quais são os sintomas do câncer de faringe

O câncer de faringe ou faríngeo é um tumor maligno que pode afetar e aparecer em qualquer parte da garganta, incluindo as amígdalas e a laringe. Ainda que se desconheça a causa exata, é importante referir que uma grande parte dos cânceres deste tipo estão bastante relacionados ao tabagismo, e a outros fatores como o alcoolismo ou a determinadas infecções virais. É fundamental um diagnóstico precoce para uma evolução favorável da doença e evitar complicações, como podem ser os transtornos graves na deglutição e o sistema respiratório. Para saber bem mais a respeito desta patologia, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual explicamos os sintomas do câncer de faringe, além dos fatores de risco e as possíveis formas de tratamento.

Passos a seguir:
1

A faringe é um pequeno tubo muscular localizado na parte posterior da cavidade bucal e nasal, e que liga a boca ao esôfago. Tem uma dupla função, pois por um lado permite a passagem do ar para a traqueia e, por outro, que os alimentos cheguem ao esôfago.

A faringe divide-se em três partes diferenciadas: nasofaringe (parte superior da garganta por trás do nariz), orofaringe (parte média da faringe, cavidade oral) e hipofaringe (parte inferior da garganta na altura da laringe), por isso em função de onde esteja localizado o tumor e das estruturas adjacentes que tenham sido afetadas, pode ser distinguida uma sintomatologia ou outra.

2

Deste modo, em função da localização do tumor, podemos dizer que os sintomas do câncer de faringe que podem ter os pacientes são os seguintes:

  • Carcinoma na nasofaringe: obstrução nasal, sangramento nasal, inflamação na parte média do ouvido, tamponamento de um ouvido, sangramento no ouvido, dores de cabeça.
  • Carcinoma na orofaringe: dores e incômodos ao engolir, dor de garganta, saliva com presença de sangue, alteração no som da voz, e, caso o carcinoma se estenda para os músculos da mandíbula pode ocorrer rigidez e dor na articulação temporomandibular.
  • Carcinoma na hipofaringe: dor de garganta e ao engolir, que pode se estender até o ouvido, rouquidão, alteração no som da voz e dificuldade para respirar normalmente.

Em todos os tipos anteriores é provável perceber um nódulo no pescoço e, como consequência das dores ao engolir, os pacientes podem apresentar uma importante perda de peso involuntária.

3

Apesar de se desconhecer a causa exata da mutação celular que dá lugar ao desenvolvimento dos tumores, os especialistas referem que existem determinados fatores que podem aumentar o risco de sofrer de câncer de faringe. Entre eles encontram-se os seguintes:

  • Tabagismo: as pessoas fumadoras são bem mais propensas a desenvolver este tipo de câncer do que aquelas que não têm o hábito do cigarro. No seguinte artigo damos alguns conselhos úteis para deixar de fumar.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Fatores ambientais: a exposição contínua e frequente a determinadas substâncias prejudiciais como o amianto, o cromo ou o níquel que se encontram em algumas tintas, é também um importante fator de risco do câncer de faringe.
  • Infecções virais: comprovou-se que há uma relação entre o câncer de faringe e algumas infecções virais como o vírus do papiloma humano (HPV) ou o denominado vírus de Epstein Barr (VEB). Além destes, também se considera um fator de risco adicional o defeito no sistema imunológico.
4

Um diagnóstico médico precoce da doença é a chave para a recuperação do paciente e para evitar que o tumor se espalhe para outras áreas. No geral é feito um exame chamado faringoscopia, que consiste em introduzir pelo nariz ou boca do paciente uma espécie de tubo com uma câmera para ver a faringe e verificar se existe um carcinoma. Para confirmar, o especialista extrairá um fragmento do tecido anômalo (biopsia) para o analisar, posteriormente, com um microscópio. Também podem ser feitos exames como uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética para verificar até que ponto exato se estendeu o câncer de faringe.

5

Baseado na situação e no estado em que se encontrar o carcinoma, será definido um tratamento ou outro, por isso este será completamente personalizado. Os tratamentos do câncer de faringe podem incluir a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia ou uma alternância destes de acordo com cada caso. A intervenção cirúrgica pode incluir a excisão só do tumor ou também daqueles tecidos adjacentes que foram afetados, e a administração de radioterapia ou quimioterapia pode originar o aparecimento de efeitos secundários, tais como cansaço, perda de peso ou náuseas.

6

Quando o tratamento do câncer de faringe finalizar, é fundamental fazer um acompanhamento médico regular para detectar a tempo as possíveis recidivas da doença e evitar complicações que possam pôr em risco a saúde do paciente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de faringe, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.