Partilhar

Quais são os sintomas do câncer de rim

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas do câncer de rim

O carcinoma renal (CR) é um tipo de câncer de rim que inicialmente se desenvolve nos pequenos canais deste órgão interno, e foi observado que é mais frequente em adultos que se encontram na idade entre 50 e 70 anos. Uma grande parte dos casos de câncer de rim é detectada nas fases iniciais da doença, mas também é possível que não sejam diagnosticados até etapas mais avançadas, pois algumas vezes este tipo de tumores cresce ou adquire um tamanho importante sem causar dores ou outros sintomas. Para saber com todos os detalhes quais são os sintomas do câncer de rim e conhecer mais a respeito desta patologia, continue lendo o seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do câncer de faringe
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário saber que o tipo de câncer de rim mais frequente é o denominado carcinoma de células renais, que aparece de forma mais comum em pessoas adultas do sexo masculino que se situam entre os 50 e 70 anos de idade; porém, também pode aparecer em qualquer outra idade. As causas deste tipo de câncer não foram determinadas e não se conhecem com exatidão, mas foram encontrados alguns fatores que podem aumentar as possibilidades de seu desenvolvimento, como por exemplo: dispor de antecedentes familiares com esta patologia, sofrer de hipertensão arterial, ter poliquistose renal, fumar ou ter a doença de Von Hippel-Lindau, uma patologia de caráter hereditário que causa a formação de tumores em partes do corpo com grande número de vasos sanguíneos.

2

Nas fases iniciais, o câncer de rim pode não causar nenhum sintoma que alerte sobre a presença de um tumor maligno, por isso na maioria de casos é possível que seu diagnóstico prematuro ocorra quando o paciente faz uma ecografia abdominal devido a outra causa médica. No entanto, à medida que o tumor vai crescendo de forma significativa e fica maior, podem aparecer certos sinais ou sintomas que indiquem a possibilidade de sofrer de câncer renal.

3

O sintoma que aparece com mais frequência no câncer de rim é a presença de sangue na urina, problema que se denomina na medicina como 'hematuria'. Geralmente não causa dor no paciente, mas em casos em que é muito abundante sim, pode chegar a ocasionar uma cólica de rim devido aos coágulos que se formam no interior do ureter, o canal urinário que transporta a urina do rim para a bexiga.

4

Além disso, a presença de sangue ao urinar pode aparecer acompanhada também de outros sintomas do câncer de rim, como por exemplo:

  • Febre contínua ou recorrente.
  • Perda de peso repentina e rápida sem estar submetido a uma dieta.
  • Perda de apetite.
  • Cansaço e debilidade.
  • Anemia.
  • Mal-estar geral.
  • Presença de um vulto ou massa na área baixa das costas ou no costado.
  • Dor prolongada em um lado baixo das costas, no abdômen ou na região lombar.
5

Logo acima do rim localiza-se a glândula suprarrenal, portanto ela também pode ser afetada e causar alterações hormonais que serão, em muitos casos, as responsáveis por alguns sintomas como hipertensão arterial, aumento da viscosidade do sangue ou ginecomastia, que é o termo médico usado para se referir ao aumento das mamas em pessoas do sexo masculino.

6

É fundamental considerar que a manifestação de algum ou alguns dos sintomas mencionados anteriormente não tem por que implicar necessariamente a condição de um câncer de rim. Apesar disso, é sempre conveniente consultar um médico imediatamente para fazer os exames oportunos e saber assim, com certeza,o que é que está causando tais sintomas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de rim, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do câncer de rim

Quais são os sintomas do câncer de rim
Quais são os sintomas do câncer de rim

Voltar ao topo da página