Partilhar

Quais são os sintomas do daltonismo

Quais são os sintomas do daltonismo

O daltonismo consiste na incapacidade de distinguir as cores tal como o fazemos de forma habitual, o que leva a quem sofre dele a confundir duas ou mais cores e ter dificuldade de captar com precisão os diversos tons de uma mesma cor. Esta condição é crônica e não tem cura, no entanto quem sofre dela pode ter uma vida normal com a única limitação de não distinguir de forma tão sutil alguns tons, o que poderia afetar algumas tarefas cotidianas, mas sem maiores repercussões para a sua saúde. Se você desconfia que seu filho seja daltônico continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas do daltonismo.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de daltonismo
Passos a seguir:
1

O daltonismo é uma condição genética associada ao cromossomo X e acomete, na maioria dos casos, homens, e é usualmente recessiva nas mulheres. Isto se deve a que se um homem, cujos cromossomos sexuais são XY, herdar o cromossomo X com esta deficiência será daltônico de forma iminente, enquanto que para que uma mulher, cujos cromossomos sexuais são XX, o seja deverá ter ambos os cromossomos X com este defeito, o que se apresenta de forma muito ocasional.

Por esta razão considera-se geralmente que a mulher é portadora do gene do daltonismo sem o manifestar.

2

A incapacidade de distinguir as cores dos daltônicos apresenta-se devido a um problema originado com os pigmentos localizados nas células nervosas dos olhos chamadas cones, que são as responsáveis de perceber a cor. Dependendo do pigmento afetado as pessoas daltônicas podem ter problemas para distinguir entre o vermelho e o verde, o tipo de daltonismo mais comum, enquanto outros contam com dificuldades para distinguir o azul e o amarelo, tendo também problemas com o vermelho e o verde.

3

Muitas vezes esta condição se apresenta com sinais tão leves que quem a sofre não a detecta, costuma ser apenas quando a criança se encontra em idade escolar e aprendendo as cores que os pais podem determinar que há certas dificuldades.

Os sintomas do daltonismo que podem ser detectados são:

  • Dificuldade para diferenciar certas cores, normalmente o vermelho e o verde ainda que possa ocorrer também com o amarelo e o azul.
  • Impossibilidade de diferenciar tons muito similares ou sombras da mesma cor.
  • Problemas para aprender os nomes das cores que não conseguem distinguir de forma adequada, um dos primeiros sinais do daltonismo em crianças em idade escolar.

Apenas nos casos mais graves de daltonismo pode ser observado que a capacidade de ver com nitidez foi afetada, no entanto, estes transtornos são pouco comuns.

Quais são os sintomas do daltonismo - Passo 3
4

Quando se suspeita que a criança seja daltônica podem ser realizados exames simples em casa para confirmar que efetivamente existe uma dificuldade de diferenciar as cores. Por exemplo, você pode pegar em dois objetos, um vermelho e outro verde e perguntar à criança de que cor são, se ela apresentar confusão ou problemas para distingui-los é hora de ir a um especialista.

O oftalmologista é o profissional indicado para diagnosticar esta condição, quem depois de realizar várias análises, como o teste de Ishihara, poderá determinar se há daltonismo.

5

Ainda que possa parecer uma condição preocupante, a mesma não afeta a saúde de quem sofre dela, pois as pessoas daltônicas podem ter uma vida normal e com a única limitação de não poder desenvolver um trabalho ou profissão em que precise distinguir perfeitamente as cores.

No caso das crianças em idade escolar, é importante observá-las de perto e oferecer-lhes toda a nossa ajuda e apoio para evitar problemas relacionados com a aprendizagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do daltonismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do daltonismo

Quais são os sintomas do daltonismo
1 de 3
Quais são os sintomas do daltonismo

Voltar ao topo da página