Quais são os sintomas do herpes zóster

Quais são os sintomas do herpes zóster
Imagem: dicalinks.com

O herpes zóster, conhecido como cobreiro por sua forma, é uma infecção que causada pelo mesmo vírus que causa a catapora ('varicela zóster'). Depois do paciente já ter tido catapora, o vírus fica inativo em alguns nervos do corpo e ao ser reativado aparece o herpes zóster. Especificamente, aparecem umas erupções cutâneas em forma de bolhas dolorosas, que se localizam seguindo o percurso do nervo inflamado pelo vírus. Trata-se de uma doença que, apesar de poder aparecer em qualquer idade, é mais frequente em adultos e pessoas com um sistema imunológico debilitado. Em umComo.com.br mostramos a você com detalhe quais são os sintomas do herpes zóster.

Passos a seguir:
1

O primeiro sintoma de um paciente que está desenvolvendo a infecção por herpes zóster é o mal-estar geral. É normal se sentir mais cansado do que o normal, assim como apresentar um pouco de febre, dor de cabeça ou problemas gastrointestinais. Também se manifesta dor, coceira ou ardor em um só lado do corpo, que se vai agravando com o tempo e costuma vir com uma alteração da sensibilidade em áreas que se encontram sobre o nervo afetado pelo vírus. Estes sintomas aparecem normalmente entre 1 a 5 dias antes da erupção cutânea aparecer.

2

Poucos dias depois, produz-se um inchaço vermelho na área afetada e manifesta-se o principal sintoma do herpes zóster: o aparecimento de vesículas ou bolhas dolorosas, que se agrupam seguindo o trajeto do nervo afetado. O mais comum é que as erupções apareçam em uma espécie de fileira em um só lado do corpo, seja o direito ou o esquerdo, e na pele da área torácica ou lombar. O tamanho das bolhas pode ser diferente em cada etapa e, além disso, podem conter um líquido aquoso.

Imagem: farmaceuticacuriosa.blogspot.pt
3

O mais normal é que as bolhas, depois de uns três dias da erupção cutânea, comecem a adquirir um tom amarelado, sequem e formem casquinhas. Mesmo assim, o tempo de cicatrização depende de cada paciente em particular. Para que o cobreiro desapareça por completo pode ser preciso até 15 dias ou mais, e inclusive existem casos onde as erupções deixam pequenas cicatrizes em forma de buracos.

4

Caso o vírus afete um nervo do crânio, o herpes zóster também pode se manifestar no rosto, afetando um olho, o nariz, a testa, as orelhas e o couro cabeludo. Apesar de acontecer em poucos casos, se a doença afetar severamente um olho, pode chegar a afetar a pálpebra e causar problemas graves de visão. Caso o cobreiro se propague aos nervos do ouvido interno, o paciente pode sofrer vertigens, perda de equilíbrio e perda de audição. Outros sintomas sentidos quando o herpes zóster afeta o rosto são:

  • Dificuldade para mover alguns músculos faciais.
  • Problemas no sentido do paladar.
  • Queda da pálpebra.
  • Deficiência auditiva.
5

Existe uma sequela muito importante que o herpes zóster pode deixar em alguns pacientes, denominada neuralgia pós-herpética. Trata-se da presença de uma dor permanente ou de forma intermitente no nervo afetado depois do desaparecimento da infecção. Esta doença é mais comum em pessoas de mais de 50 anos.

6

Perante a presença de qualquer um dos sintomas do herpes zóster citados, você deve ir ao seu médico para ser examinado com atenção. Uma exploração física e da pele do paciente basta para que o especialista reconheça esta infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do herpes zóster, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.