Quais são os sintomas do hipotireoidismo

Quais são os sintomas do hipotireoidismo
Imagem: strachota.com

Naqueles casos em que a glândula tireoide produz menos hormônio da tireoide do que o normal, produz-se o hipotireoidismo. Também conhecido como doença de Hashimoto, o mau funcionamento da tireoide pode afetar muita gente e diversas funções do corpo. Também é possível que secretem mais hormônios do que o organismo precisa para manter o metabolismo, é então quando se produz o hipertireoidismo. Em qualquer um dos dois casos, é necessário procurar um médico para estabelecer o tratamento adequado para regular o funcionamento do hormônio da tireoide. Se quiser conhecer quais são os sintomas do hipotireoidismo, leia este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que o hipotireoidismo é uma doença que causa sintomas muito diversos e que variam em função do paciente, a gravidade e o quão avançada esteja ou quanto dure. Os sinais são lentos inicialmente, por isso é comum que muitas pessoas possam não apresentar nenhum sintoma e não descobrir que sofrem deste transtorno por muito tempo.

2

Ainda assim, existem algumas evidências comuns entre as pessoas que apresentam hipotireoidismo como o aumento de peso - sem causa aparente - devido à desaceleração do metabolismo pela falta do hormônio da tireoide. Apesar disso, também é comum ocorrer perda de apetite entre estas pessoas.

3

É muito comum que as pessoas que sofrem de hipotireoidismo sintam fadiga e cansaço, provocando debilidade geral e letargia. Por isso, sentem um esforço extraordinário ao fazer qualquer atividade.

4

Como evidência físicas, entre os sintomas do hipotireoidismo destacam-se a palidez, pele seca, perda de cabelo e debilidade do mesmo, unhas frágeis, inchaço ao redor dos olhos e diminuição da sudorese.

5

As pessoas com hipotireoidismo tornam-se intolerantes ao frio, isto é, sentem frio enquanto os demais não. É frequente a diminuição dos sentidos do tato e olfato bem como pode ser prejudicada a acuidade auditiva.

6

Entre outros sintomas do hipotireoidismo, destaca-se também:

  • Dor muscular e/ou articular;
  • Prisão de ventre;
  • Mudanças nos ciclos menstruais;
  • Aumento do tamanho da língua;
  • Mudanças de voz;
  • Cefaleia.
7

Se suspeitar de hipotireoidismo, visite seu médico para que possa fazer uma exploração e determinar o diagnóstico e tratamento adequados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do hipotireoidismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.