Quais são os sintomas do hirsutismo

Quais são os sintomas do hirsutismo

Você já ouviu falar do hirsutismo? Este termo faz referência a uma doença que provoca o aumento e crescimento do pelo em áreas do rosto e do corpo feminino onde as mulheres não costumam ter pelo. Sua manifestação é devida a uma produção anormal de hormônios sexuais masculinos que geram o crescimento de um pelo muito duro e escuro e o aparecimento de outros sinais. No seguinte artigo de umComo mostramos a você, com detalhes, quais são os sintomas do hirsutismo.

Passos a seguir:
1

O sintoma ou principal sinal de hirsutismo é o crescimento excessivo de pelo no corpo feminino em áreas onde as mulheres não costumam ter pelo, já que são andrógeno-dependentes, como no caso do lábio superior, queixo, costas, pescoço, aréolas, peito ou baixo ventre.

Normalmente, nessas partes do corpo a mulher conta com um tipo de pelo bastante fino, frágil e muito pouco visível, e quando se sofre de hirsutismo acontece um excesso de estímulo dos folículos pilosos por parte dos hormônios andrógenos ou da testosterona (hormônio dominante no homem) que causam o aparecimento de um pelo forte, duro, grosso e preto mais comum nos homens.

2

Níveis elevados de andrógenos no corpo da mulher podem, com o tempo, causar um processo chamado virilização no qual, além do crescimento excessivo do pelo, é possível observar outros sintomas ou sinais como:

  • Voz mais grossa.
  • Aumento da massa muscular.
  • Diminuição do tamanho das mamas.
  • Aumento do tamanho do clítoris.
  • Queda do cabelo no topo da cabeça.
  • Aumento da oleosidade no cabelo ou seborreia.
  • Acne impossível de controlar.
3

Além disso, também é possível que uma paciente com hirsutismo apresente menstruações irregulares ou ausência das mesmas, já que uma das causas comuns desta condição são os ovários policísticos. Eles são produzidos quando existe um desequilíbrio dos níveis hormonais que acabam gerando a formação de cistos nos ovários. Se quer saber bem mais sobre a síndrome do ovário policístico, recomendamos consultar os seguintes artigos:

  • Quais são os sintomas dos ovários policísticos
  • Como tratar os ovários policísticos
  • Os ovários policísticos e a infertilidade
4

Depois de saber quais são os sintomas mais comuns do hirsutismo é fundamental consultar seu médico ineditamente se observar um crescimento repentino do pelo facial ou corporal, ou se os seus ciclos menstruais ficarem irregulares ou ausentes. O especialista, através de um exame completo e da realização de alguns testes médicos, determinará se sofre deste problema e indicará qual é o tratamento mais adequado para o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do hirsutismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.