Partilhar

Quais são os sintomas do parasita Anisakis

Imagem: losmensajesdetucuerpo.com

A Anisakis é uma infecção intestinal que ocorre graças à presença do parasita do mesmo nome, o qual contagia o ser humano através da ingestão de peixes ou mariscos crus ou pouco cozidos que estão infectados. Esta condição pode originar sintomas incômodos no paciente, que se sentirá indisposto ao nível estomacal quando for contagiado por este parasita. Se quer conhecer mais a respeito desta condição, em umComo.com.br explicamos quais são os sintomas do parasita Anisakis.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da amebíase
Passos a seguir:
1

Embora o parasita da Anisakis possa ser encontrado na maioria dos peixes que consumimos de forma habitual, há dois tipos que costumam ter esse parasita com frequência: a merluza e o bonito. Porém, estes tipos são ingeridos habitualmente bem cozidos, por outro lado, outros peixes como anchova, manjuba, sardinha, que podem ser ingeridos pouco cozidos, costumam causar a maior parte dos casos de infecção por Anisakis.

O camarão cru ou a lagosta, o caranguejo, a lula, o polvo ou a sépia mal preparados que se encontrem infectados por este parasita também podem contagiar.

2

Quando ingerimos um peixe com Anisakis, os sintomas desta infecção intestinal podem aparecer entre 1 e 12 horas após a ingestão, ainda que alguns pacientes possam manifestar incômodos inclusive 2 dias após comer alimentos infectados com este parasita.

3

Os sintomas do Anisakis mais habituais são:

  • Dor estomacal forte.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Às vezes febre leve.
  • Alguns pacientes apresentam também erupções cutâneas, problemas para respirar e asma, reações próprias de uma alergia, no entanto estes casos são pouco frequentes.
  • Também é possível sofrer de alterações estomacais, especialmente nas evacuações, que podem durar vários meses. Isto ocorre quando o parasita da Anisakis penetrou a parede intestinal.
4

Os sintomas da Anisakis costumam desaparecer sozinhos, embora em casos mais graves de náuseas, vômitos, reações alérgicas ou obstruções intestinais (um sintoma pouco frequente), será necessário aplicar o tratamento médico oportuno ou remover o parasita através de uma endoscopia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do parasita Anisakis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do parasita Anisakis

Imagem: losmensajesdetucuerpo.com

Voltar ao topo da página