Outros Saúde gastrointestinal

Quais são os sintomas do refluxo

Quais são os sintomas do refluxo
Imagem: fotosimagenes.org

O refluxo apresenta-se quando, por algum motivo, os líquidos que estão em nosso estômago provenientes dos alimentos que ingerimos e de nossa hidratação, retornam do estômago até ao esôfago. Esta desagradável condição produz uma sensação na região do esôfago que pode ser muito incômoda. Se ocorrer com frequência pode ser sinal de uma condição gástrica e de que precisamos melhorar aspectos relacionados com nossa alimentação e saúde geral. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas do refluxo e como evitá-los.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da hérnia de hiato

Passos a seguir:

1

O refluxo é uma condição muito associada à acidez gástrica. Um dos principais sintomas do refluxo é justamente a acidez gástrica que se apresenta quando os líquidos sobem para o esôfago.

Este sintoma costuma ocorrer com maior frequência quando nos deitamos ou sentamos muito inclinados, ao nos agacharmos ou após jantar, também pode ocorrer depois de qualquer outra refeição do dia.

Quais são os sintomas do refluxo - Passo 1
2

Com o refluxo o paciente sente como o líquido efetivamente sobe pelo esôfago, sendo este sintoma um sinal inequívoco dessa condição.

3

Outro sintoma do refluxo é sentir que ao comer o alimento fica preso na região do esterno, sentimos que ao engolir a comida, a mesma não passa de forma adequada para o estômago. Também é comum ter náuseas após as refeições.

4

Quando o refluxo é muito intenso podem ser produzidos outros sintomas, entre eles:

  • Vômitos após as refeições
  • Problemas para engolir
  • Soluço muito frequente
  • Dor de garganta e tosse
5

Determinadas condições podem aumentar a possibilidade de sofrer refluxo:

  • Ter uma hérnia de hiato
  • Estar grávida
  • Ser obeso
  • Fumar e beber

Se tiver refluxo com frequência, é importante procurar um gastroenterologista para um check-up com a finalidade de detectar a origem do problema.

6

Algumas mudanças em sua rotina podem ajudar você a diminuir este problema, por isso convidamos você a consultar nosso artigo como evitar o refluxo para que consiga controlar esta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do refluxo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sara Viega
Olá Anete, obrigada pelo seu comentário. Uma endoscopia demora normalmente entre 15 a 30 minutos. Veja aqui como se preparar para uma endoscopia: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-preparar-para-uma-endoscopia-6843.html.
Anete da Silva Cezar
Gostaria de saber qual o tempo necessário para fazer uma endoscopia, qdo no último exame feito,o relatorio do exame de DESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA deu ----- PANCREATITE ENANTEMATOSA MODERADA EROSÃO GÁSTRICA e no exame de ANATOMOPATOLOGICO deu ------GASTRITE CRÕNICA ANTRAL LEVE, COM ÁREAS DE METAPLASIA INTESTINAL. Informo que sou fumante. Obrigada
Imagem: fotosimagenes.org
1 de 2
Quais são os sintomas do refluxo