Partilhar

Quais são os sintomas do sopro no coração

Quais são os sintomas do sopro no coração
Imagem: www.mrdj1.com

Um sopro cardíaco é uma condição a que se faz referência quando o coração de uma pessoa produz um som anormal que soa como um espécie de sussurro ou assobio em cada batimento do coração. Isto é devido a um fluxo desigual do sangue ao circular pelas válvulas ou vasos sanguíneos do coração. É importante saber que esta condição pode ser congênita ou pode ser desenvolvida com a idade. Também há sopros que são classificados como inofensivos, os quais são comuns nas crianças e desaparecem à medida que elas crescem; ao contrário, há sopros significativos que costumam ser sintoma de outro problema cardíaco mais grave. Para resolver todas as dúvidas a respeito desta condição, neste artigo de umComo contamos com detalhe quais são os sintomas do sopro no coração.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da taquicardia
Passos a seguir:
1

Os sopros inofensivos denominados 'sopros funcionais' ou 'sopros inocentes' não expressam sintoma de nenhuma doença grave e não requerem de um tratamento específico. Este tipo de sopro, como indicamos anteriormente, costumam ser comuns nos mais pequenos e, na maioria dos casos, desaparecem à medida que vão crescendo e tornando-se adultos.

2

Agora os sopros também podem ser devido a doenças ou problemas cardíacos mais graves. Neste caso falamos dos denominados 'sopros cardíacos anormais', os quais podem ser causados por anomalias estruturais nas válvulas cardíacas, a existência de orifícios anormais na estrutura do coração, anomalias estruturais do músculo do coração, infecções nas válvulas, bem como de outros problemas congênitos como, por exemplo, estreitamento aórtico.

3

No caso de 'sopros cardíacos anormais', o paciente pode apresentar sintomas ou não, por isso, o diagnóstico de um sopro no coração geralmente é descoberto mediante um reconhecimento médico em que o especialista, mediante um estetoscópio, escutará os ruídos cardíacos.

4

Além de auscultar o paciente, o especialista poderá determinar se ele sofre de um sopro cardíaco anormal ou uma doença do coração devido à presença de algum dos seguintes sintomas:

  • Aceleração na respiração ou dificuldade para respirar.
  • Presença de coloração azulada na pele, sobretudo nos lábios e na ponta dos dedos (cianose)
  • Dor no peito
  • Veias do pescoço distendidas.
  • Sentir palpitações, isto é, batimentos cardíacos muito rápidos ou irregulares.
  • Inchaço ou retenção de líquidos.
  • Intolerância ao exercício físico.
  • Cansaço excessivo.
  • Atraso no desenvolvimento no caso das crianças.
5

Se você sente ou apresenta estes sintomas é importante que vá ao seu médico para que o(a) examine detalhadamente. Para realizar o diagnóstico, o especialista ausculta o peito do paciente mediante um aparelho chamado estetoscópio e para determinar de que tipo de sopro se trata, você pode ordenar a execução de outros exames como: uma radiografia de tórax, um eletrocardiograma, ou uma ecocardiografia.

6

Além de conhecer os sintomas de um sopro no coração, é importante ter conhecimentos de algumas medidas que podem nos ajudar a prevenir os riscos de problemas e doenças cardiovasculares. Consulte o artigo Como prevenir as doenças cardiovasculares e melhore sua qualidade de vida seguindo alguns simples conselhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do sopro no coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do sopro no coração

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Zelia Miguel
Comentário ou pergunta Continuem assim ,aprendi muito obrigado

Quais são os sintomas do sopro no coração
Imagem: www.mrdj1.com
Quais são os sintomas do sopro no coração

Voltar ao topo da página