Partilhar

Quais são os sintomas do vírus do nilo ocidental

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017

O vírus do Nilo ocidental ou vírus do Oeste do Nilo é o nome dado para o vírus transmitido a partir de picadas de insetos, que anteriormente picaram pássaros infectados. A doença se tornou mais comum pena África e Oriente médio até que, no ano passado, algumas pessoas morreram nos Estados Unidos. Esta doença não havia sido notificada no Brasil, até que em dezembro de 2014 o primeiro caso foi relatado.

Por conta disso, umComo decidiu fazer este artigo sobre os sintomas do vírus do Nilo ocidental, onde você encontrará informações detalhadas sobre os sintomas desta doença. Para saber detalhes sobre esta doença, vírus, formas de transmissão e precaução, confira nosso artigo sobre o que é o vírus do Nilo ocidental.

Também lhe pode interessar: O que é vírus do Nilo ocidental

Sintomas de infecção do vírus do Nilo ocidental

O vírus do Nilo ocidental ou vírus do Oeste do Nilo afeta, primeiramente, o sistema nervoso central, o que leva a formação de diversos sintomas. O problema é que esta infecção age de forma muito imprevisível e cada caso é um caso, levando-nos à trazer informações demasiadamente imprecisas. Os sintomas não aparecem logo após a picada e podem levar de 3 a 14 dias para se manifestar. Estes, nem sempre são graves, e em 80% dos casos de picada a infecção nem se manifesta. No entanto, nos casos graves, o paciente deve procurar o médico o quanto antes, para monitoramento do repouso, que explicaremos mais à frente. Os sintomas graves do vírus do Nilo ocidental incluem:

  • Coma;
  • Torpor;
  • Paralisia;
  • Febre alta;
  • Desorientação;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de visão;
  • Rigidez do pescoço;
  • Fraqueza muscular;
  • Tremores e convulsão.

Nestes casos, deve-se procurar um médico o quanto antes, ainda mais se o paciente encontra-se em estado debilitado do sistema imunitório, como citamos. Os sintomas moderados do vírus do Nilo ocidental podem ser:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores corporais;
  • Náuseas e vômitos.
  • Aumento nos gânglios linfáticos;
  • Erupção cutânea no tórax, barriga e dorso;

Estes sintomas podem durar desde alguns dias até algumas semanas. O tempo varia independente da saúde do indivíduo, pois às vezes, mesmo em pessoas saudáveis, os sintomas persistem por semanas. No entanto, em 80% dos casos onde as pessoas são picadas, nenhum sintoma é apresentado, pois a doença nem sequer manifesta-se.

Se você desconfia ou sabe que está infectado

Não se preocupe, a maioria dos casos são moderados e em 5 pessoas infectadas, cerca de 4 nem sequer apresentam sintomas. A doença por vírus do Nilo ocidental melhora por si mesma, mesmo nos casos graves. Isto é, as pessoas não precisam necessariamente procurar apoio médico, pois cedo ou tarde o vírus vai embora, o que pode levar de alguns dias à poucas semanas.

  • Em casos moderados: deve-se repousar, em casa, e manter uma boa higiene e alimentação, à medida do possível.
  • Em casos graves: deve-se consultar um médico, para que o repouso seja feito com monitoramento.

Vale ressaltar que aqueles que se encontram na faixa de risco, isto é, idosos acima dos 50 anos, mulheres que amamentam ou gestantes, crianças ou aidéticos, o monitoramento médico é necessário e o cuidado deve ser dobrado. No caso das mulheres que ainda amamentam seus filhos, deve-se procurar apoio médico pois o vírus do Nilo ocidental pode ser transmitido através do leite.

Quais são os sintomas do vírus do nilo ocidental - Se você desconfia ou sabe que está infectado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do vírus do nilo ocidental, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do vírus do nilo ocidental

1 de 2

Voltar ao topo da página